Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23405
Title: Design+: jogo de tabuleiro para a comunicação lúdica do design com recurso à realidade aumentada
Author: Luís, Joana Filipa Bento
Advisor: Dias, Luís Nuno Coelho
Keywords: Design
Jogos on line - Realidade aumentada
Realidade aumentada - Jogos on line
Ludicidade
Comunicação multimédia
Defense Date: 2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Subsiste a ideia no seio dos designers, que o design, devia ser melhor compreendido, não só pelos profissionais, mas também pelo seu público. Neste contexto e propondo uma abordagem lúdica ao tema, foi desenvolvido o Design+, um jogo de tabuleiro que recorre à tecnologia da realidade aumentada (RA), para comunicar conceitos de design. Assim, tendo o Design como tema, este jogo procura comunicar ludicamente a história e os princípios deste a um público abrangente, profissional ou não, através da conquista de desafios, anexados ao jogo de tabuleiro, e desencadeados através de dispositivos móveis (smartphone ou tablet) com uma aplicação de RA desenvolvida para o efeito. O projeto desenvolvido aposta numa estratégia lúdica, na qual a informação e conhecimento sobre o design se torna acessível, por via do jogo, a um público vasto, sem necessitar a existência conhecimentos prévios. A partir da imersão dos jogadores, foi possível relacionar a experiência de jogo com a educativa, facilitando a adquisição conhecimentos e uma melhor compreensão do Design.
Among designers remains the idea, that the design, should be better understood, not only by pro ssio- nals, but also by its public. In this context and proposing a playful approach to the theme, was developed Design+, a board game that uses augmented reality (AR) technology, to communicate design concepts. Having Design as a theme, this game seeks to communicate in a playful way the design history and its principles, to a wide public, professional or not, by winning challenges, that are attached to the analog game and are triggered by mobile devises (smartphone or tablet) with an AR application, developed for the effect. The project developed bets on a playful strategy, in which the design information and knowledge becomes accessible, through the game, to a large audience, without needing a previous knowledge of it. From the immersion of the players, it was possible to relate both gaming and education experience, facilitating knowledge acquisition and a better understanding of Design.
Description: Mestrado em Design
URI: http://hdl.handle.net/10773/23405
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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