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Title: Determinantes da implementação de uma estratégia de negócio eletrónico por parte das organizações de gestão de destinos turísticos
Author: Martins, Catarina Antónia
Advisor: Carneiro, Maria João Aibéo
Pacheco, Osvaldo Manuel da Rocha
Keywords: Gestão do turismo
Destinos turísticos
Gestão de sistemas de informação
Defense Date: 2018
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A presente tese foca-se na adoção tecnológica por parte das organizações de gestão de destinos turísticos uma vez que estas organizações exercem um papel preponderante na gestão dos destinos turísticos. Os sistemas de gestão de destinos são considerados uma infraestrutura tecnológica crucial destas organizações. Contudo na literatura não está claro quais são os fatores que promovem a implementação destes sistemas, nem quais os fatores que contribuem para o seu sucesso. A presente tese pretende propor e testar dois modelos de investigação para colmatar algumas limitações da literatura ao nível dos determinantes da implementação e sucesso dos sistemas de gestão de destinos. O primeiro modelo refere-se às determinantes da implementação dos sistemas de gestão de destinos, equacionando a influência dos fatores relacionados com a gestão do destino e com as características das organizações de gestão de destinos. O segundo modelo diz respeito às determinantes do sucesso dos referidos sistemas pretendendo analisar-se a influência das características dos sistemas de gestão de destinos no sucesso destes mesmos sistemas. O teste das hipóteses subjacentes aos modelos de investigação propostos permitiu retirar conclusões que constituem o principal contributo da presente tese. No que diz respeito aos fatores que promovem a implementação destes sistemas destaca-se a importância da diversidade de parcerias que o setor privado estabelece no destino, da existência de uma estrutura de governança no destino que maximize as vantagens da gestão do destino, e ainda, o envolvimento dos parceiros nas funções da organização de gestão de destinos. No que diz respeito aos fatores que favorecem o sucesso dos sistemas destaca-se a importância da implementação faseada, de um elevado número de funcionalidades ter um impacto negativo no sucesso, e ainda, a importância da existência de um modelo de receita que permita suportar os custos de financiamento e operacionalização do sistema. A tese fornece importantes contributos teóricos e práticos para a implementação com sucesso de sistemas de gestão de destinos por parte das organizações de gestão de destinos.
The present study focus on the technology adoption by destination management organizations considered key in destination management. Destination management systems have been considered a crucial technological infrastructure of these organizations. However, in the literature, it is not clear what are the factors that promote the implementation of these systems, neither what are the factors that contribute to their success. The present thesis aims to propose and test two research models that permit to overcome some limitations of the literature regarding the determinants of implementation and success of destination management systems. The first model refers to the determinants of the implementation of destination management systems, equating the influence of factors related to the destination management and to the characteristics of the destination management organizations. The second model deals with the determinants of the success of those systems, aiming to analyze the influence of the characteristics of the management information systems in the success of these systems. The test of the hypotheses underlying the research models proposed made possible to draw some conclusions that are the main contributions of this thesis. In what concerns the factors promoting the implementation of these systems we remark the importance of the diversity of partnerships that the private sector establishes in the destination, of the existence of a governance structure in the destination that could maximize the destination management advantages, and of the involvement of partners in the functions of the destination management organization. In what concerns the factors that promote the success of these systems we highlight the importance of a phased implementation, the fact that a high number of functionalities in the system prevents it from success, and the importance of having a revenue model that could support financing and operating costs. The thesis provides important theoretical and practical contributions to the successful implementation of destination management systems by destination management organizations.
Description: Doutoramento em Turismo
URI: http://hdl.handle.net/10773/23360
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