Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23326
Title: A influência das fontes de informação na imagem cognitiva do património arquitetónico: o caso de Aveiro
Author: Costa, Márcia Raquel Martinho da
Advisor: Carneiro, Maria João Aibéo
Rosmaninho, Nuno
Keywords: Turismo cultural
Fontes de informação
Património cultural - Portugal
Arquitectura tradicional - Portugal
Defense Date: 2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A literatura sugere que as fontes de informação podem contribuir para a aprendizagem sobre o património arquitetónico e podem mesmo induzir o visitante num estado mindfullness. A literatura sugere também que a informação pode ter uma influência positiva na formação da imagem cognitiva do património cultural e, em concreto, do património arquitetónico. Embora existam poucos estudos que relacionem a formação da imagem cognitiva do património cultural com a utilização de fontes de informação, a maioria dos estudos restringe-se sobretudo a determinadas fontes de informação como as visitas guiadas e não permitem identificar que aspetos da imagem cognitiva do património cultural são mais influenciados pelas fontes de informação. A investigação relativa à influência das fontes de informação na aprendizagem é também escassa e de âmbito limitado. Considerando as lacunas anteriormente referidas, os objetivos do presente estudo foram determinar a imagem cognitiva que os visitantes de Aveiro possuem de algum património arquitetónico desta cidade e analisar a influência das fontes de informação na criação da imagem cognitiva do património arquitetónico e na aprendizagem relativamente a este património. O estudo empírico baseou-se, sobretudo, no inquérito por questionário e no método experimental. O inquérito por questionário foi realizado administrando questionários a visitantes dos edifícios da Sé de Aveiro, do Museu de Aveiro e do Museu de Arte Nova, que se considerou constituírem património arquitetónico de grande valor. O inquérito por questionário foi ainda complementado pelo método experimental, que incluiu a criação de uma brochura para cada um dos edifícios em análise, da qual constava informação referente aos aspetos relacionados com os diferentes valores dos edifícios, que determinam o seu significado cultural. Esta brochura foi fornecida a uma amostra de visitantes dos edifícios em análise, ou seja, apenas a uma parte dos visitantes posteriormente inquiridos através do inquérito por questionário. Em relação às fontes de informação utilizadas, verificou-se que a Internet foi a fonte de informação mais utilizada. Os visitantes conferiram grande relevância ao fornecimento de informação sobre diversos aspetos do património arquitetónico. A maioria dos inquiridos referiu que as principais informações que tinham obtido através das fontes de informação estavam relacionadas com aspetos históricos, com o facto de os edifícios serem um repositório de arte e conhecimentos, o que se justifica por dois dos edifícios terem funções museológicas e, por último, verificou-se que algumas têm a capacidade de exercer uma influência positiva na criação da imagem do património arquitetónico, nomeadamente no seu significado cultural, e na aquisição de conhecimentos relativamente a esse património. A presente dissertação termina com as principais conclusões e com os contributos teóricos e práticos do estudo.
Literature suggests that information sources may contribute to learn about architectural heritage and may even induce the visitor into a mindfullness state. The literature also suggests that information can have a positive influence on the formation of the cognitive image of cultural heritage and, in particular, of architectural heritage. Although there are few studies that relate the formation of the cognitive image of cultural heritage with the use of information sources, most studies are restricted mainly to certain information sources such as guided tours and do not allow to identify which aspects of the cognitive image of cultural heritage are more influenced by information sources. It has further been found that interpretation is a medium which contributes to learning and can even induce the visitor into a state mindfullness. It is suggested that interpretation may have an influence on the formation of the cognitive image of the cultural heritage and, in particular, of the architectural heritage. Research on the influence of information sources on learning is also scarce and limited in scope. Considering the limitations before mentioned, the objectives of the present study were to determine the cognitive image that the visitors of Aveiro possess of some architectural heritage of this city and to analyze the influence of the sources of information in the creation of the cognitive image of the architectural heritage and in the learning about this heritage. The empirical study was based mainly on the questionnaire survey and the experimental method. The questionnaire survey was conducted, administering questionnaires to visitors of the buildings of the Sé de Aveiro, the Aveiro Museum and the Arte Nova Museum, which were considered to be architectural assets of great value. The questionnaire survey was further complemented by the experimental method, which included the creation of a brochure for each of the buildings under analysis, which included information on the aspects related to the different values of buildings, which determine their cultural significance. This brochure was provided to a sample of visitors to the buildings in question, that is, to only a part of the visitors subsequently surveyed through the questionnaire survey. In relation to the sources of information used, it was found that the Internet was the most used source of information. The visitors gave great importance to the provision of information on various aspects of the architectural heritage. The majority of respondents reported that the main information they had obtained through the sources of information was related to historical aspects, as well as the fact of buildings are a repository of art and knowledge, which is justified by the fact that two of the buildings have museological functions and, finally, the location of the building. Regarding the sources of information, it was found that some of them have a positive influence on the creation of the image of the architectural heritage, namely on its cultural meaning The present thesis concludes with the main conclusions and the theoretical and practical contributions of the study.
Description: Mestrado em Gestão e Planeamento em Turismo
URI: http://hdl.handle.net/10773/23326
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DissertaçãoMárciaCosta.pdf3.25 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.