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Title: Atividades de alimentação humana e consumo promotoras de capacidades de pensamento crítico em alunos do 1º CEB
Author: Fonseca, Marta Lourenço
Advisor: Vieira, Rui Marques
Keywords: Educação científica
Ensino das ciências - Ensino básico 1º ciclo
Pensamento crítico
Educação para a saúde
Consumo
Hábitos alimentares
Defense Date: 2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Numa sociedade fortemente caracterizada pela atualização constante do conhecimento torna-se imperativo educar os alunos, futuros cidadãos, com competências necessárias para que estes acompanhem e deem resposta às diversas mudanças científicas e tecnológicas. Nesta perspetiva, considerou-se essencial, e necessário, o desenvolvimento das capacidades de Pensamento Crítico nos alunos, no sentido de poderem mobilizar as necessárias, por exemplo, ao serem capazes de questionar e de tomar decisões fundamentadas. Assim, o presente estudo foi desenvolvido numa turma do 4.º ano do 1.º CEB, com um total de 21 alunos, e cuja finalidade se prendia com desenvolver (adaptar/conceber, produzir, implementar e avaliar) atividades promotoras das capacidades de PC nas vertentes de alimentação humana e de consumo. No seguimento da finalidade, estabeleceu-se a seguinte questão de investigação: Qual o contributo das atividades desenvolvidas na promoção do pensamento crítico dos alunos numa perspetiva de educação para a alimentação humana e para o consumo? Assim, o presente estudo encontra-se assente num plano de investigação-ação sendo que, para tal, procedeu-se, numa primeira fase, à planificação de uma sequência didática que visasse a mobilização das capacidades de PC no âmbito das temáticas da alimentação e do consumo. Posteriormente, seguiu-se a implementação da referida sequência e, por fim, a avaliação dos resultados obtidos. Como forma de analisar os dados recolhidos com o Teste de Pensamento Crítico e com a sequência didática, optou-se por uma metodologia mista, recorrendo à análise de conteúdo e à análise estatística. Os resultados obtidos são indicadores de que houve um aumento da mobilização das capacidades de PC por parte dos alunos, verificando-se, assim, que a sequência didática implementada contribuiu para a mobilização das capacidades de PC por parte dos alunos do 4.º ano. Para além das evidências dos registos escritos e orais, verificou-se a subida da média entre o levantamento inicial e o levantamento final das capacidades de PC.
In a society strongly characterized by the constant updating of knowledge, it becomes imperative to provide the students, future citizens, with the necessary skills for those to follow up and give response to the various scientific and technological changes. In this perspective it was considered essential, and necessary, the development of critical thinking skills in students, in the sense of being provided with, for example, the capacity of make informed decisions. Thus, the present study was developed in a class of 4.th year of primary school, with a total of twenty-one students, aimed at developing (adapting/designing, producing, implementing and evaluating) promoting activities of critical thinking skills based on human nutrition and consumption. Following the purpose, a research question was established: What is the contribution of the activities developed in the promotion of the critical thinking of the students in a perspective of education for human nutrition and consumption? As such, the present study is based on research action plan and proceeded, at first, to the planning of a didactic sequence aimed at the mobilization of critical thinking skills in the context of food and consumption. Subsequently followed the implementation of the mentioned sequence and, finally, the evaluation of the results obtained. As a way of analyzing the data collected with the Critical Thinking Test and with the didactic sequence, a mixed methodology was chosen, using content analysis and statistical analysis. The results obtained indicate that there was an increase in the mobilization of PC skills by the students, and it was verified that the didactic sequence implemented contributed to the mobilization of critical thinking skills by the 4.th grade students. In addition to the evidence of written and oral records, this assertion is also supported by the verification of the rise in the average between the initial and final withdrawals of critical thinking skills.
Description: Mestardo em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais do 2º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/23312
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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