Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23259
Title: Fernetinho : desenvolvimento de um eBook infantil como ferramenta de comunicação de marketing em contexto B2B
Author: Cecílio, Liliana Raquel Pinheiro
Advisor: Pereira, Dora Maria de Oliveira Simões Ribeiro
Carapinha, João Manuel
Keywords: Comunicação multimédia
Design de produtos
Indústria alimentar - Pão
Livros electrónicos
Livros infantis
Defense Date: 27-Oct-2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A presente dissertação é realizada em contexto empresarial, na multinacional portuguesa Ferneto, Máquinas e Artigos para a Indústria Alimentar S.A., sediada em Vagos, Aveiro e propõe o desenho, desenvolvimento e validação de um ebook como ferramenta de comunicação empresarial, para promover o consumo de pão junto do público infantil. O presente trabalho justifica a necessidade de enquadrar, com base na revisão de literatura sobre ferramentas de comunicação dedicadas ao público infantil, o ebook como uma ferramenta emergente de promoção de um produto. Na revisão da literatura é abordada a comunicação digital e estratégias de comunicação que surgem na Internet, com foco no público infantil. Nos dias de hoje, os pais passam menos tempo com os filhos, tentando protegê-los através do conforto do lar, onde tem lugar o entretenimento tecnológico. São abordadas perspetivas antagónicas sobre a relação das crianças com os novos media e apresentados os conceitos de eatertainment e advergame como estratégias de comunicação digital para o público infantil. Enquadrado no marketing de conteúdo, o ebook inclui-se como uma ferramenta de ensino e de entretenimento, na qual o público infantil se apresenta o público-alvo mais interessante. No presente trabalho, a metodologia adotada baseia-se na investigação de desenvolvimento, tendo-se recorrido a focus groups, brainstorming e questionários para a recolha de dados. Os resultados mostram que os cereais mais conhecidos pelo grupo de crianças estudado são o trigo e o milho. Elas gostam de pão e associam-no essencialmente a experiências sensoriais (quente, saboroso, espesso, fofo, estaladiço). As crianças conhecem e consomem, essencialmente, vários tipos de pão de trigo. Geralmente, comem pão duas vezes por dia e gostam mais de o comer ao pequeno almoço. A profissão de padeiro não se mostrou muito apreciada pelo grupo estudado, pelo que surge aqui uma oportunidade de promover o sector da panificação. Em relação aos elementos interativos mais apreciados num ebook, os resultados mostram que o grupo de crianças estudado prefere os jogos e os quizzes. Na validação, a maioria das crianças (66,7%) consideraram o ebook desenvolvido fácil ou muito fácil de utilizar.
This dissertation is carried out in a business context, in the Portuguese multinational Ferneto, Máquinas e Artigos para a Indústria Alimentar SA, headquartered in Vagos, Aveiro, and proposes the design, development and validation of an ebook as a business communication tool to promote the consumption of bread for the children’s audience. This work justifies the need to frame, based on the literature review on communication tools dedicated to children, the ebook as a new way of promoting a product. In the literature review, we talk about digital communication and communication strategies that appear on the Internet, focusing on the children's audience. Nowadays, parents spend less time with their children, trying to protect them through the comfort of the home, where technological entertainment takes place. Antagonistic perspectives on the relation of children with the new media and the concepts of eatertainment and advergame as strategies of digital communication for children are presented. Framed in content marketing, the ebook is a teaching and entertainment tool, through which the children's audience presents itself to the most interesting target audience. The methodology adopted in this work is the development research, using focus groups, brainstorming and questionnaires for data collection. The results show that the cereals best known for the group of children studied are wheat and corn. They like bread and associate it essentially with sensory experiences (hot, tasty, thick, fluffy, crispy). Children know and eat more types of wheat bread. They usually eat bread twice a day and like to eat it for breakfast. The profession of baker is not much appreciated by the group studied, so there is an opportunity to promote the baking industry, presenting good reasons to be a baker. Regarding the interactive elements most appreciated in an ebook, the results show that children prefer games and quizzes. In the validation, the majority of children (66.7%) considered the developed ebook easy or very easy to use.
Description: Mestrado em Comunicação Multimédia
URI: http://hdl.handle.net/10773/23259
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_LilianaCecílio.pdf3.94 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.