Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23245
Title: Desenvolvimento de um plano de estudos de percussão para alunos do 4º ano de escolaridade: da prática à leitura
Author: Milheiro, Rui Pedro Pereira
Advisor: Teixeira, Mário Jorge Peixoto
Keywords: Ensino da música
Percussão (Música) - Ensino
Audição
Aprendizagem - Música
Defense Date: 2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: No método de ensino da música erudita de raiz tradicionalmente europeia existe a tendência de basear o desenvolvimento do músico através de capacidades como a leitura e a técnica instrumental. Como consequência dessa abordagem do ensino da música decorre que muitas vezes os alunos e futuros músicos não estimulam suficientemente as suas capacidades auditivas musicais. Esta visão sobre o ensino do instrumento reflete-se no desenvolvimento dos alunos enquanto músicos pois, poderá de alguma forma limitar uma das principais capacidades a desenvolver num músico, que é o seu ouvido, assim como o prazer de tocar e ouvir música. Assim sendo, esta investigação pretende oferecer aos docentes uma alternativa para o problema apresentado. São testados vários exercícios baseados numa metodologia que permita aos alunos desenvolver as referidas capacidades auditivas musicais e que simultaneamente introduza os conteúdos essenciais ao início do estudo instrumental. A segunda metade do documento é dedicada à componente prática da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada onde está contido o relatório de estágio efetuado durante o ano letivo 2016/2017 na Academia de Música de Paços de Brandão.
In the method of teaching erudite music with traditionally European roots there is a tendency to base the development of the musician through skills such as reading and instrumental technique. As a consequence of this approach to music teaching, students and future musicians often do not sufficiently stimulate their aural musical skills. This view on the teaching of the instrument is reflected in the development of the students as musicians, and it may in some way limit one of the main skills to be developed in a musician, which is his ear, as well as the pleasure of playing and listening to music. Therefore, this research intends to offer teachers an alternative to the presented problem. Several exercises are tested based on a methodology that allows the students to develop the abovementioned musical aural skills and that simultaneously introduces the essential contents to the beginning of the instrumental study. The second half of the document is dedicated to the practical component of the course Prática de Ensino Supervisionada where the internship report made during the 2016/2017 academic year at the Academia de Música de Paços de Brandão is contained.
Description: Mestrado em Ensino de Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/23245
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf5.19 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.