Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23153
Title: Visualização de interação em cenários de comunicação humano-computador
Author: Nunes, José Manuel Rodrigues
Advisor: Mealha, Óscar Emanuel Chaves
Santos, Maria Beatriz Alves de Sousa
Keywords: Informação e Comunicação em Plataformas Digitais
Usabilidade
Interacção homem-computador
Intranet
Comunicação organizacional
Estratégias de comunicação
Defense Date: 2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Os contextos infocomunicacionais suportados em mediação tecnológica (no contexto geral da comunicação mediada por computador) estão a tornar-se cada vez mais presentes nas atividades do dia a dia de um número crescente de indivíduos e instituições. Especificamente, as tecnologias e serviços da internet/web têm uma presença marcante nas instituições, um pouco por todo lado. Os sites internos das instituições (vulgo intranets) são desenvolvidos de acordo com as estratégias de comunicação internas, refletindo os fluxos internos de informação e respetivos serviços de comunicação que lhe estão associados. Um problema emergente tem a ver com a gestão destas plataformas infocomunicacionais internas (intranets) e da relação com os seus interlocutores externos (extranets), ambas em crescimento constante. Os especialistas em comunicação organizacional sentem a falta de ferramentas que lhes permita analisar (padrões de atividade e comportamento) e perceber o que realmente se está a passar dentro da instituição. De facto, estes instrumentos tendem a basear-se em métricas de cariz técnico clássico, em muitos casos, para afinações técnicas e não para gerir a comunicação organizacional ou para a análise e gestão da informação. Esta tese centra-se na conceção e avaliação destas ferramentas de análise e diagnóstico para que possam contribuir para um desenvolvimento destas infraestruturas sofisticadas e, consequentemente, melhorar a eficiência dos processos infocomunicacionais que lhes são intrínsecos. Um dos problemas está na identificação dos desajustes utilizador-sistema ao nível da interação humano-computador, que têm que ser completamente identificados, e os problemas prontamente apresentados à equipa que procede ao desenho e desenvolvimento das plataformas infocomunicacionais. O sistema tem que servir a organização e manter com eficácia os seus padrões de fluxo de informação e respetivas tarefas. O conceito sistémico de feedback apresenta-se aqui como fundamental e necessariamente eficiente para a rigorosa identificação de problemas na plataforma infocomunicacional de uma determinada instituição. As propostas apresentadas demonstram capacidade de diagnosticar problemas estruturais e de conteúdo a dois níveis: ao nível da própria interface dos serviços infocomunicacionais e ao nível da estrutura interna, ou de organização relacional de informação. Os serviços de diagnóstico apresentados baseiam-se em pressupostos de análise contextual fortemente suportados em técnicas de análise visual e revelam, através de algumas experiências de cariz empírico, conseguir dar resposta ao desafio lançado por esta tese.
Technologically mediated info-communicational scenarios are becoming more and more pervasive in the day-to-day activity of a growing number of individuals and institutions. Specifically, internet/web technologies and services have a strong presence in institutions worldwide. Internal web sites (also known as intranets) are developed in compliance with internal communication strategies, reflecting internal information, workflow and related communication services. An emerging problem concerns the management of these constantly growing internal info-communicational platforms (intranets) and its external counterparts (extranets). Organizational communication specialists lack efficient tools to analyze (activity and behavioral patterns) and understand what is really going on inside the institutions. In fact, these instruments tend to be based on classical technical metrics, in most situations, for technical tuning and not for organizational communication and information analysis. This thesis is focused on the conception and evaluation of these diagnostic tools in order to contribute to the development of these sophisticated infrastructures and, consequently, improve the efficiency of their internal info-communicational processes. One of the issues lies in identifying user-system mismatch at the human-computer interaction level, which must be thoroughly identified, and the problems pinpointed to the design team. The system must serve the organization and adapt perfectly to its internal communication strategies, sustaining efficiently its information and workflow patterns. Efficient feedback instruments are fundamental to identify info-communicational platform problems inside an institution. The offered proposals demonstrate the ability to diagnose structural and content issues at two levels: at the level of its own info-communication services interface, and at the level of the internal structure or relational layout of information. The presented diagnostic services are based upon assumed contextual analysis, strongly supported in visual assessment methods, and manage to provide a response to the challenge issued by this thesis, through some empirical experiments.
Description: Doutoramento em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais
URI: http://hdl.handle.net/10773/23153
Appears in Collections:DeCA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
José Nunes - Tese_Doutoramento.pdf9.14 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.