Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23145
Title: A intervenção do design no desenho da rota da cerveja
Author: Lima, Tiago André Leones
Advisor: Sousa, Álvaro José Barbosa de
Keywords: Design
Cerveja
Comunicação visual
Marcas
Defense Date: 2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O estudo que aqui se apresenta, reflete a importância de uma abordagem a partir do design no desenvolvimento do projeto Rota da Cerveja, um roteiro nacional que pretende abarcar as cervejas artesanais portuguesas, espaços e eventos com maior relevância para este produto. A cerveja artesanal floresce como uma nova realidade de consumo nos hábitos dos portugueses. Outrora habituados e conduzidos ao consumo de cervejas industriais pouco distintas entre si, a cerveja artesanal apresenta-se como uma alternativa eclética e diversificada, que nasce da vontade individual do seu mestre cervejeiro, sob os mais diversos contextos, abordagens e argumentos, e que se manifesta em cervejas ímpares e personalizadas. Apesar de uma realidade com pouco mais de 5 anos, é possível contabilizar no momento mais de cem marcas de cerveja artesanal, espaços e eventos distribuídos por todo o país que exaltam a cultura associada a este produto, e a vêm transportando para a notoriedade. A Original 1920®, empresa atuante no ramo das cervejas artesanais, cidras e outras fermentações, entendeu a oportunidade constituída por esta realidade, e convergiu no desenvolvimento da Rota da Cerveja, apoiada nas competências estratégicas da disciplina do Design como meio capaz de valorizar e potencializar o produto. O desenvolvimento deste estudo percorreu os antecedentes e a atualidade do consumo de cerveja artesanal, até à criação da marca da Rota da Cerveja, publicação, Beer Pass e website, elementos fulcrais para o concretizar do projeto.
The present study reflects the importance of a design approach in the development of the Rota da Cerveja project, a national route that intends to cover the Portuguese craft beers, places and events with great relevance for this product. The Portuguese craft beer flourishes as a new reality of consumption in Portuguese habits. The Portuguese consumers, once accustomed and conducted to consume industrial beers not very distinct from each other, the craft beer presents itself as an eclectic and diversified alternative to them. It emerge from individual will of its master brewer, under the most diverse contexts, approaches and arguments, which manifest itself in unique and personalised beers. Despite a reality with a little more than five years, at the moment it is possible to count more than one hundred beer brands, places and events all over the country that exalt the culture associated to this product, and has been conducting it to notoriety. The Original 1920®, a company that works directly with craft beers, ciders and other fermentations, understood the opportunity constituted by this reality, and converged in Rota da Cerveja development. A Project supported by strategic competences of Design discipline as a capable way to improve and promote the product. The development of this study covered the background and the current reality of craft beer consumption, until the creation of the Rota da Cerveja brand, publication, Beer Pass and website, key elements to realise the project.
Description: Mestrado em Design
URI: http://hdl.handle.net/10773/23145
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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