Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/23129
Title: | A influência de pistas sociais no comportamento: escolha de parceiro versus escolha de vendedor |
Author: | Martins, Daniela Rocha |
Advisor: | Pandeirada, Josefa das Neves Simões |
Keywords: | Psicologia clínica Relações entre pares Sexualidade Psicologia do comportamento Atração sexual |
Defense Date: | 2017 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Na escolha de parceiro, várias estratégias terão sido desenvolvidas ao longo
do processo evolutivo. O mate copying, uma dessas estratégias, refere-se à
influência que o sexo feminino tem na escolha de parceiro a ser realizada por
outros indivíduos do sexo feminino. A informação veiculada pelos julgamentos
efetuados por outros indivíduos do sexo feminino, diminui os riscos associados
à escolha de parceiro. Este comportamento de cópia/imitação, está também
presente em várias áreas da vida humana (e.g., moda, marketing). Neste
estudo procurámos testar e estender o pressuposto base do mate copying a
outros contextos, ao qual nos referiremos como “efeito copying”. Foram criados
dois contextos: contexto de parceiro e contexto de vendedor. Em ambos os
contextos, variámos o interesse manifestado por diferentes pares compostos
por um homem e uma mulher. Propusemos que quando a mulher
demonstrasse interesse no homem ou o interesse fosse mútuo, as faces
masculinas fossem avaliadas como mais interessantes, e que este efeito seria
mais pronunciado no contexto de parceiro. Assim esperávamos observar
diferenças positivas entre uma primeira avaliação, realizada antes do
visionamento dos pares, e a segunda avaliação realizada após esse
visionamento. O efeito de copying não foi observado dado que a avaliação do
interesse não diferiu significativamente em função do tipo de interesse
manifestado pelos pares. Contrariamente ao que esperávamos, a avaliação do
interesse foi superior no contexto de vendedor do que no contexto de parceiro.
Era ainda esperado que as participantes fossem mais rápidas na segunda
avaliação, do que na primeira, o que foi confirmado. Para as faces distratoras
não era esperado observar diferenças entre os dois momentos de avaliação,
hipótese esta também confirmada. A título exploratório, verificámos que as
participantes que se encontravam numa relação estável tenderam a classificar
as faces como menos interessantes por comparação àquelas que não se
encontravam numa relação. São identificadas algumas limitações do presente
estudo e propostos estudos que permitam a investigação futura do efeito de
copying. In choosing a mate several sexual strategies were developed throughout the process of evolution. Mate copying, one of these strategies, refers to the influence that females have in the choice of the partner by other individuals of the same sex. The information transmitted by the evaluation of other females lowers the risks associated with choosing a mate. These behaviors of copy/imitation are also present in other areas of human life (e.g., fashion, marketing). In this study, we aimed to test and extend the assumption underlying mate copying to other contexts, which we will now refer to as “copying effect”. Two contexts were created: a partner context and a vendor context. In both contexts, we manipulated the interest expressed by different pairs that included a male and a female. We proposed that when a woman expressed interest in a man, or when the interest was mutual, the male faces would be evaluated as being more interesting, and that this effect would be stronger in partner context. We expected to obtain positive differences between a first evaluation performed before watching the pairs and a second evaluation conducted after watching the pairs. The copying effect was not obtained as the assessment of interest did not differ significantly according to the interest expressed by the pairs. Contrary to what we predicted, the evaluation of interest was higher in the vendor condition than in the partner condition. We also hypothesized that participants would be faster in the second evaluation; this was confirmed. No differences in the evaluation of the distractor faces were obtained as expected. On an exploratory level, we observed that the participants who were involved in a stable relationship classified the faces as less interesting. Some limitations of the present study are identified and we also propose future studies to investigate the copying effect. |
Description: | Mestrado em Psicologia da Saúde e Reabilitação Neuropsicológica |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/23129 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação.pdf | 1.75 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.