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http://hdl.handle.net/10773/23124
Title: | Intervenção comportamental em adolescentes com ansiedade social |
Author: | Barata, Mariluz Gomes |
Advisor: | Pereira, Anabela Sousa Vagos, Paula Emanuel Rocha Martins |
Keywords: | Psicologia forense Psicologia do comportamento Ansiedade - Adolescentes Comportamento social Psicologia dos adolescentes Rendimento dos alunos |
Defense Date: | 5-Jan-2017 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Os estudos sobre a eficácia terapêutica na ansiedade social têm sido
realizados sobretudo com adultos, sendo escassa a investigação realizada em
adolescentes. De igual modo, a intervenção tem-se centrado nos modelos
cognitivos, negligenciando uma perspetiva comportamental sobre a ansiedade
social. O presente trabalho pretende averiguar a eficácia terapêutica de uma
intervenção comportamental dirigida a adolescentes com ansiedade social,
aplicada em formato de grupo e em contexto escolar. Procurou-se avaliar nos
adolescentes a ansiedade e o evitamento de situações sociais, a adoção de
comportamentos de segurança e o impacto da ansiedade social a nível
académico, social e familiar.
Este estudo compreendeu quatro fases: a seleção dos adolescentes com
ansiedade social nas escolas, a avaliação pré-intervenção, a intervenção
comportamental e a avaliação pós-intervenção.
A amostra deste estudo foi constituída por 15 adolescentes com ansiedade
social, distribuídos num grupo experimental (n=11), que foi alvo de intervenção
comportamental, e num grupo de controlo (n=4) que não foi sujeito a qualquer
intervenção. Foram investigadas as alterações no grupo experimental por
comparação ao grupo de controlo (efeito grupo), a variação da avaliação préintervenção
para a avaliação pós-intervenção dos participantes (efeito tempo)
e examinou-se a interação do efeito tempo e do efeito grupo. Foi também a
mudança intra-individual, considerando o quanto o desempenho do
respondente se aproximava no fim da intervenção do que seria esperado de
uma amostra normativa.
Não se verificaram diferenças estatisticamente significativas nos efeitos em
estudo, para as variáveis ansiedade, comportamentos de evitamento,
comportamentos de segurança e incapacidade pessoal. Contudo, analisaramse
as mudanças clínicas em cada participante e verificou-se uma tendência
para a recuperação clínica nos participantes do grupo experimental, quando
comparados aos do grupo de controlo, nos comportamentos de evitamento e
nos comportamentos de segurança. A intervenção comportamental, aplicada
neste estudo, teve alguma influência na redução / eliminação dos
comportamentos de evitamento e dos comportamentos de segurança dos
adolescentes intervencionados, o mesmo não se tendo verificado nos
adolescentes não intervencionados. Estes resultados poderão ser um
incentivo para investigações futuras ao nível da intervenção comportamental
em adolescentes com ansiedade social. Studies on therapeutic efficacy of intervention programs in social anxiety have been conducted mainly with adults, with little research done on adolescents. Similarly, intervention has focused on cognitive models, neglecting a behavioral perspective on social anxiety. This study aims to investigate the therapeutic efficacy of a behavioral intervention directed at adolescents with social anxiety, applied in a group format and in a school context. We attempted to evaluate anxiety and avoidance of social situations in adolescents, the adoption of safety behaviors and the impact of social anxiety at the academic, social and family levels. This study comprised four phases: screening for adolescents with social anxiety symptoms in schools, pre-intervention evaluation, behavioral intervention and post-intervention evaluation. The sample of this study consisted of 15 adolescents with social anxiety disorder, distributed in an experimental group (n = 11), who was the target of the behavioral intervention, and in a control group (n = 4) who did not undergo any intervention. We investigated the changes in the experimental group by comparison to the control group (group effect), the variation of the pre-intervention evaluation for the post-intervention evaluation (time effect) and examined the interaction of the time and group effects. The intra-individual change was also investigated, considering how much the respondent's performance approached, by the end of the intervention, that that would be expected from a normative sample. There were no statistically significant differences in the effects under study, for the variables anxiety, avoidance behaviors, safety behaviors and personal incapacity. However, the clinical changes analyses showed a stronger tendency for clinical recovery in the participants of the experimental group, when compared to those in the control group, particularly for diminished avoidance and safety behaviors. The behavioral intervention, applied in this study, had some influence on the reduction / elimination of avoidance and safety behaviors practiced by the intervened adolescents, while the same did not occur in the non-intervened adolescents. These results may be an incentive for future investigations into the efficacy of behavioral intervention in adolescents with social anxiety. |
Description: | Mestrado em Psicologia da Saúde e Reabilitação Neuropsicológica |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/23124 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
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