Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23101
Title: Antônio da Silva Torres (Jacaré): um cavaquinho na memória do choro pernambucano
Author: Moreira, Maíra Macêdo
Advisor: Sardo, Susana
Aragão, Pedro de Moura
Keywords: Música
Música popular - Brasil
Memória colectiva - Música
Identidade - Música
Compositores - Pernambuco, Brasil
Defense Date: 2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O tema proposto compreende uma abordagem sobre a trajetória do instrumentista Antônio da Silva Torres conhecido no meio musical como ‘Jacaré’ e seu disco gravado intitulado Choro Frevado, procurando entender como se constrói uma memória cultural coletiva e identitária a partir de suas contribuições para o cavaquinho e para o choro Pernambucano. Graças à gravação do disco Choro Frevado, em 1985, Silva Torres – como ficou conhecido na Rádio de Pernambuco -, ganhou visibilidade exterior e alcançou assim um lugar na memória do choro no Brasil. Todavia, esse reconhecimento não teve ainda reflexos na historiografia produzida sobre o choro no Brasil, prevalecendo como nucleares os músicos dos centros urbanos do Rio de Janeiro e de São Paulo. O presente estudo propõe uma reflexão sobre o modo como a memória local do cavaquinhista é construída a partir de uma memória de experiência e como ela é consolidada a partir de um disco. A análise ainda abrange como o disco legitima modos de expressão musical que contribuem para a existência de um tipo particular de choro designado como choro pernambucano.
The proposed theme comprises an approach on the trajectory of the instrumentalist Antônio da Silva Torres known in the musical medium as ‘Jacaré’ and his recorded disc entitled Choro Frevado, trying to understand how a collective and identity cultural memory is built based on his contributions to the cavaquinho and for choro Pernambucano. Thanks to the recording of the album Choro Frevado, in 1985, Silva Torres - as he was known in the Radio de Pernambuco - gained external visibility and thus achieved a place in the memory of choro in Brazil. However, this recognition has not yet had repercussions in the historiography produced on the choro in Brazil, prevailing as nuclear the musicians of the urban centers of Rio de Janeiro and São Paulo. The present study proposes a reflection on how the local memory of the cavaquinista is constructed from an experience memory and how it is consolidated from a disc. The analysis still covers how the disc legitimates musical expressions which contributes to the existence of a particular type of choro referred to as choro Pernambuco.
Description: Mestrado em Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/23101
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdftese32.83 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.