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Title: O desporto como fator de vantagem competitiva para os destinos turísticos: o caso da região Porto e norte de Portugal
Author: Quintas, Marta Maria Silva Pereira
Advisor: Costa, Rui Augusto da
Breda, Zélia Maria de Jesus
Keywords: Destinos turísticos
Turismo desportivo - Região Norte (Portugal)
Turismo - Competitividade
Defense Date: 2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Atualmente a competição é uma realidade e conduziu a várias alterações. Nesse sentido, analisar a competitividade dos destinos turísticos é uma tarefa complexa mas de extrema importância visto que permite que cada destino possa ter consciência das suas forças mas também das suas fraquezas competitivas. Dentro deste âmbito da competitividade a capacidade de diferenciação e de inovação dos destinos turísticos é vital e é através da importância da diferenciação dos destinos turísticos que a relevância do desporto enquanto produto turístico é salientada. De facto, o desporto pode constituir um produto diferenciador na oferta dos destinos turísticos, permitindo ainda ir ao encontro das novas necessidades da procura turística que cada vez mais procura por férias ativas, desejando inclusive experiências desportivas durante as suas viagens. Neste sentido, a presente dissertação pretende determinar o papel do turismo desportivo na competitividade do Porto e norte. Para além disso, e tendo em consideração a importância da temática da competitividade, esta investigação deseja ainda averiguar os fatores que contribuem para a perceção global da competitividade do Porto e norte. Para tal, nesta dissertação recorreu-se a uma metodologia mista onde foram recolhidos dados através de inquéritos por questionário e por entrevista. As entrevistas foram realizadas a cinco entidades de turismo, a um profissional na área de turismo e a um académico com conhecimento sobre a questão da competitividade. Já os questionários foram aplicados a dois grupos de stakeholders da oferta turística do destino e tiveram uma taxa de resposta de 43,2%. Os resultados indicam que o turismo desportivo é visto como um tipo de turismo relevante na região e cuja oferta tem vindo a aumentar, no entanto ainda existe um trabalho a ser efetuado de modo a incrementar a sua importância e torná-lo num fator competitivo para o Porto e norte. Para além disso, é importante analisar o perfil do turista desportivo no destino de modo a atender às suas necessidades concretas. Também no âmbito da competitividade o destino tem ainda de melhorar em vários aspetos como ao nível da gestão dos seus recursos de modo a fortalecer a sua posição competitiva. Assim, o destino Porto e norte deve procurar melhorar a sua competitividade no âmbito do turismo desportivo, mas também na gestão do destino em si de forma a melhorar a sua competitividade no mercado atual.
Nowadays competition is a reality and it has led to several changes. In this sense, analysing the competitiveness of tourist destinations is a complex but extremely important task as it allows each destination to be aware of its strengths but also of its competitive weaknesses. Within this scope of competitiveness, the capacity of differentiation and innovation of the tourist destinations is vital and it is through the importance of the differentiation of the tourist destinations that the relevance of sport as a tourist product is emphasized. In fact sport can constitute a differentiating product regarding the destinations on offer, which also allows us to meet the new needs of tourist demand, who is increasingly looking for active holidays and even wishes for sports experiences during the travels. In this sense, this dissertation aims to determine the role of sports tourism in the competitiveness of Porto and the North of Portugal. In addition, and considering the importance of competitiveness, this research also seeks to ascertain the factors that contribute to the global perception of the competitiveness of Porto and the North of the country. For this purpose, the survey consisted of a mixed methodology and data were collected through questionnaires and interviews. The interviews were carried out to five tourism entities, a professional in the tourism area and an academic with knowledge on the subject of competitiveness. The questionnaires were applied to two groups of stakeholders of the tourist destination and had a response rate of 43.2%. The results indicate that sports tourism is seen as a type of tourism that is relevant in the region and its supply has, in fact, been increasing. Nevertheless, there is still work to be done in order to increase its importance and make it a competitive factor for Porto and the whole Northern region. Furthermore, it is important to analyse the profile of the sport tourist within this destination to satisfy every aspect of what is being looked for. Also, in terms of competitiveness, this tourist destination has yet to improve in several areas, such as the management of its resources in order to strengthen its competitive position. Thus, the destination Porto and the North of Portugal should aim to improve its competitiveness in the context of sports tourism but also in the management of the destination itself in order to improve its competitiveness in the current market.
Description: Mestrado em Gestão e Planeamento em Turismo
URI: http://hdl.handle.net/10773/23094
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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