Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23012
Title: Educação para a diversidade linguística e para o desenvolvimento sustentável em aula de inglês no 1º CEB
Author: Conceição, Ana Luísa da Cruz
Advisor: Martins, Filomena Rosinda de Oliveira
Keywords: Ensino de línguas
Diversidade linguística
Desenvolvimento sustentável
Língua inglesa - Ensino básico 1º ciclo
Educação para a cidadania
Multiculturalismo
Defense Date: 2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Vivendo numa época marcada pelos desequilíbrios ambientais, pela globalização e pelos constantes fluxos migratórios, é minha convicção que a escola, enquanto um dos principais agentes de formação do indivíduo, capaz de promover conhecimentos, valores, ações e comportamentos transformadores, deve integrar a educação para a diversidade e para o desenvolvimento sustentável. Sobre a escola recai a responsabilidade de acolher todas as formas de diversidade e de desenvolver competências nos alunos, tanto a nível relacional, como a nível comunicativo, para que estes sejam capazes de respeitar, reconhecer e valorizar a pluralidade, nomeadamente, de línguas e culturas e a biodiversidade. Desta forma, este estudo, realizado a partir de um projeto de intervenção didática desenvolvido numa turma do 3.º ano do 1.º CEB, teve como objetivo nuclear compreender de que forma as atividades de educação para a diversidade linguística e para o desenvolvimento sustentável, em aula de inglês, podem desenvolver conhecimentos e atitudes no âmbito da cidadania planetária, promovendo o respeito pelos Outros e pela natureza. A análise dos dados permitiu concluir que as crianças desenvolveram novos conhecimentos relativos à diversidade de línguas no mundo, nomeadamente no que se refere às relações de familiaridade entre as mesmas. Quanto ao tema do meio ambiente, os alunos desenvolveram, ainda, conhecimentos sobre comportamentos benéficos para o planeta, como a separação de resíduos, a poupança de água, entre outros. Por fim, verificou-se que os alunos desenvolveram atitudes de abertura face a outras línguas, como a valorização da diversidade, por exemplo, relativa a famílias diferentes e a outros modos de vida. Além disso, os alunos manifestaram vontade de sensibilizar outras pessoas quanto à importância de preservar a biodiversidade e de adotar comportamentos de vida sustentável.
Living in a time of environmental challenges, globalization and migration, it is my opinion that school, as one of the main educational agents, capable of promoting knowledge, values, actions and transformative behaviours, should educate for diversity and for the sustainable development. School has the responsibility to integrate all forms of diversity and to develop competences in students, at a relational and communicative level, so that they are able to respect, acknowledge and value diversity, especially regarding languages, cultures, and life forms. Therefore, this study, carried out on a group of children in 3rd grade of primary education, aims to understand how the carrying out of activities of education for language diversity and for the sustainable development, in the English class, can develop knowledge and attitudes in the field of planetary citizenship, promoting the respect towards the Other and nature. The analysis of the data showed that children developed new knowledge about language diversity in the world, especially regarding the familiarity between idioms. In what concerns the subject of the environment, students developed knowledge about ways to impact the planet, like waste sorting, water saving, among others. Finally, I have concluded that students developed attitudes of openness to other languages, valuing diversity, for instance, in what regards to different families and other ways of living. Moreover, students were willing to sensitize the others about the importance of preserving biodiversity and adopting sustainable life behaviours
Description: Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/23012
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf9.22 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.