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http://hdl.handle.net/10773/22918
Title: | Marketing sensorial e a experiência dos consumidores invisuais |
Author: | Rocha, Ana Rita da Silva Teixeira |
Advisor: | Estima, Ana Cristina Furão Teles |
Keywords: | Marketing Marketing sensorial Invisuais |
Defense Date: | 2017 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O presente trabalho visa explorar o Marketing Sensorial e a experiência dos consumidores invisuais.
Dada a importância da criação de um mercado inclusivo e o poder dos cinco sentidos no comportamento do consumidor, o objetivo central desta dissertação é estudar a interpretação das pistas sensoriais por parte dos consumidores invisuais. Com a interpretação sensorial sem o estímulo visual como ponto de partida, pretendemos também perceber se existe satisfação perante as estratégias sensoriais que tanto apelam à visão, e também, definir o sentido alternativo mais importante para estes num contexto de consumo.
À revisão da literatura, com uma reunião dos principais contributos teóricos dentro da nossa temática, seguiu-se uma metodologia qualitativa com a aplicação de entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo. Por fim, seguem-se a discussão de resultados e as considerações finais.
Com a realização das entrevistas foi possível recolher relatos pessoais e sugestões para melhorar a acessibilidade no que diz respeito aos consumidores invisuais. Dos resultados obtidos destaca-se a importância atribuída ao tato durante o processo de compra e sublinhamos a satisfação dos consumidores perante uma estratégia sensorial This present work aims to explore sensory marketing and the consumption experience of the blind consumers. Given the importance of creat a inclusive market and the power of five human senses on consumer behavior, the central objetive of this thesis is to study blind consumers perception of the sensory clues. Without a visual stimulation as a first point, we outlined two more objetives: aims the satisfaction towards a strategy that appeals, mostly, to the vision, and, the last one, define the alternative sense more importante to them in a consumption context. Literature review, with a reunion of the main theoretical contributions in our thematic, was followed by a qualitative methodology with the application of semistrured interviews and content analysis. Finally, a discussion of the results and final considerations. With the preparation of this thesis it was possible get together some personal stories and opinions, as well, some sugestions to improve the blind consumers experience. On the results, we highlight the importance of the touch during the buying process and the satisfaction towards sensory strategies. |
Description: | Mestrado em Marketing |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/22918 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado ISCA-UA - Dissertações de mestrado |
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