Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/22794
Title: A educação para a cultura: uma abordagem a partir das TIC em contexto escolar
Author: Barros, Rogério Augusto Teixeira
Advisor: Raposo, Rui
Keywords: Multimédia em educação
Tecnologias da informação e comunicação
Aprendizagem colaborativa
Educação cultural
Defense Date: 2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A importância da introdução do conceito de educação para a cultura em contexto escolar, é, atualmente, uma questão central da escola e da sociedade, pois possibilita uma formação mais abrangente por parte dos alunos, num equilíbrio que é necessário concretizar entre as áreas curriculares e o elemento cultural. Porém, a literatura de referência evidencia-nos que a inter-relação entre a dimensão cultural e a educativa é ainda deficitária, não obstante a preocupação cada vez mais clara que nos últimos anos tem emergido por parte dos governos e de instituições particulares na inclusão do estudo sobre o fenómeno cultural em contextos educacionais. A investigação que apresentamos baseou-se justamente neste desafio, isto é, objetivou promover uma abordagem à cultura, de uma forma sistémica, potenciadora de efetivas aprendizagens sobre assuntos culturais, em alunos do 4.º ano do primeiro ciclo do ensino básico, com recurso à dimensão das tecnologias da informação e comunicação (TIC). Deste contexto resultou a idealização de um projeto, denominado TICultura, que numa primeira fase foi implementado em duas turmas de 4.º ano de escolaridade de uma escola pública da Região Autónoma da Madeira e, numa segunda fase, replicado em 11 escolas da mesma região. Assim, a implementação do projeto estruturou-se em torno dos conceitos de Educação para a Cultura e das TIC, a partir dos quais se operacionalizaram atividades de construção colaborativa de trabalhos multimédia sobre temas culturais, para a sua posterior publicação na plataforma SAPO Campus, incentivando a processos de interação entre os participantes. A investigação é de natureza mista, enquadrada no paradigma sociocrítico, numa lógica emancipatória e transformista do fenómeno em estudo, e teve como abordagem metodológica a investigação-ação. Deste modo, na fase empírica, ao nível da recolha de dados qualitativos e quantitativos, recorremos ao inquérito por entrevista e por questionário, à observação participante, à elaboração de um diário de bordo, a uma análise documental, e à recolha dos dados que resultaram da utilização da plataforma SAPO Campus. A análise aos dados permite-nos apontar caminhos para a inclusão da dimensão cultural em contexto educativo, relevando a importância desta associação, e indicam-nos que os processos de trabalho colaborativo a partir da utilização das TIC, potenciam aprendizagens sobre temáticas culturais, assumindo estas um interesse acrescido quando trabalhadas de uma forma sistémica e em equilíbrio com as restantes áreas curriculares.
The importance of introducing the concept of education to culture in a school context is now a central issue of school and society, as it allows for a more comprehensive training by the students, in a balance that needs to be achieved between curricular areas and the cultural element. However, the reference literature shows us that the interrelationship between the cultural and educational dimensions is still deficient, despite the increasingly clear concern that in recent years has emerged from governments and private institutions to include the study on the cultural phenomenon in educational contexts. The research we presented was based precisely on this challenge, that it was aimed at promoting an approach to culture, in a systemic way, that enhances effective learning about cultural subjects, in students of the 4th year of the first cycle of basic education, with recourse to the dimension of information and communication technologies (ICT). From this context, a project was created, called TICultura, which in the first phase was implemented in two classes of the fourth year of schooling in a public school in the Autonomous Region of Madeira and, in a second phase, replicated in 11 schools in the same region. Thus, the implementation of the project was structured around the concepts of Education for Culture and ICT, from which activities were carried out in the collaborative construction of multimedia works on cultural themes, for their subsequent publication on the SAPO Campus platform, encouraging the processes of interaction between participants. The research is of mixed nature, framed in the sociocritical paradigm in an emancipatory and transforming logic of the phenomenon under study, and had action research as its methodological approach. Thus, in the empirical phase, in the collection of qualitative and quantitative data, we used the questionnaire and interview survey, participant observation, logbook preparation, documentary analysis and the collection of the data that resulted from the use of the SAPO Campus platform. The data analysis allows us to point out ways to include the cultural dimension in an educational context, highlighting the importance of this association, and it indicates that the collaborative work processes based on the use of ICTs promote learning about cultural themes that take on an added interest when worked on in a systemic way and in balance with the other curricular areas.
Description: Doutoramento em Multimédia em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/22794
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf15.79 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.