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http://hdl.handle.net/10773/22632
Title: | A Gestão Curricular e o Desenvolvimento de Competências (Meta)linguísticas na Criança de 4 e 5 Anos |
Author: | Pinto, Felisbela Maria Rogeiro Prazeres |
Advisor: | Portugal, Gabriela Viana, Fernanda Leopoldina Parente |
Keywords: | Gestão curricular Metalinguística Desenvolvimento das competências - Crianças |
Defense Date: | 2002 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | A revisão bibliográfica com que se iniciou este trabalho pretendeu fundamentar
a importância do desenvolvimento de competências linguísticas, numa
perspectiva de literacia, na criança de 4 e 5 anos em contexto de Jardim de
Infância .
Apoiando-nos em documentos legais orientadores de um desenvolvimento
curricular que não dispensa a intencionalidade e a sistematicidade do
processo educativo, e que equacionam a importância do desenvolvimento da
consciência linguística no grupo etário dos 5 anos, os educadores são
responsáveis pelas opções e pela gestão curricular que elegem, atendendo à
diversidade de situações com que interagem.
De acordo com os princípios enunciados nas Orientações Curriculares para a
Educação Pré-Escolar (M. E., 1997) e atendendo a que o Jardim de Infância é
responsável por oferecer propostas lúdicas e que promovam a curiosidade da
criança, pretendeu-se com este estudo evidenciar as dimensões linguísticas a
que as mesmas são sensíveis, e verificar se as crianças de 4 e 5 anos i) ao
serem submetidas a um programa de desenvolvimento de competências
linguísticas, durante um período de tempo, apresentam evolução nos seus
conhecimentos linguísticos (nomeadamente nas dimensões, conhecimento
lexical, regras morfológicas, memória auditiva e reflexão sobre a língua) e ii)
verificar se o programa proposto, para o desenvolvimento de competências
linguísticas, é compatível com a existência de projectos curriculares.
Para a realização da parte empírica deste trabalho optou-se por um Jardim de
Infância do Concelho de Paredes e privilegiou-se uma metodologia de
investigação-acção.
Os dados recolhidos permitem afirmar que o programa provocou o
desenvolvimento de competências linguísticas, particularmente em tarefas que
implicam o uso da consciência linguística, como comprovam os resultados
obtidos no Teste de Identificação de Competências Linguísticas (Viana, 1998),
na dimensão reflexão sobre a língua. Durante o estudo verificou-se um
crescente envolvimento e interesse da criança relativamente à língua materna,
nas suas vertentes oral e escrita.
A implementação do programa não colidiu com as propostas do projecto
curricular de cada Educador de Infância, antes demonstrou ser um óptimo
instrumento de orientação e flexibilização da prática pedagógica The initial bibliographical revision established the basis for the importance of the linguistic competence development in 4/5 year old kindergarten children, as far as literacy is concerned. The educators are responsible for the options and for the curricular management they implement in order to cope with the diversity of situations, with which they interact. This assumption was supported by legal documentation in matters of curricular development, which neither dismiss an intentional and systematic approach in the educational process, nor the concern about the importance of the development of the linguistic conscience among 5 years old children. According to the principles established by Curricular Guidelines for Preschool Education (M. E., 1997) (Orientações Curriculares para a Educação Pré- Escolar) and considering that the kindergarten is responsible for offering gay activities that foster the children's curiosity, this study intended to highlight the linguistic dimensions to which the children were sensitive. Thus, it aimed to i) verify if 4 and 5 year old children, when submitted to a linguistic competence development program for a certain period of time, presented some evolution as far as linguistic knowledge was concerned, (namely in the areas of: lexical knowledge, morphologic rules, auditory memory and reflection on the language) and ii) to verify if the proposed program was compatible with the existing curricular projects. To undertake the empirical work a kindergarten of “Concelho de Paredes” was chosen and a action research methodology was selected. The obtained data indicated that the program disclosed the development of linguistic competence, particularly in tasks that implied the use of the linguistic conscience, confirmed by the results of the Test for Linguistic Competence Identification (Viana, 1998), in the area ‘reflection on the language’. Throughout the study a process of growing involvement and interest of the children was experienced, as far as mother language is concerned, both oral and written. The implementation of the program didn't collide with each proposed curricular project. On the contrary, it proved to be a worthy orientating instrument for/in a flexible pedagogic practice. |
Description: | Mestrado em Ciências da Educação |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/22632 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
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