Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/22586
Title: Contar contos e acrescentar pontos : contributos do design em diálogo com o artesanato para a significação dos têxteis portugueses
Author: Monteiro, Cátia Sofia Matos
Advisor: Albino, Cláudia Regina da Silva Gaspar de Melo
Keywords: Design de produtos - Emoções
Artesanato
Indústria têxtil - Portugal
Defense Date: 9-Jun-2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A presente dissertação surge de uma reflexão pessoal que se centra em torno da importância da relação da indústria têxtil portuguesa com o design, e como esta pode estabelecer uma ponte emocional entre as pessoas e os artefactos. Investiga-se sobre como o design, enquanto disciplina, tem vindo progressivamente a determinar-se um conhecimento crucial para o desenvolvimento e distinção das marcas. Neste sentido, numa fase primordial são analisadas questões ligadas ao design emocional, à semiótica, aos sentidos, à psicologia e às sensações, problematizando estes conceitos numa perspectiva que considera a melhoria da qualidade de vida, do conforto e da experiência dos consumidores. Posteriormente foi realizado o estudo de saberes artesanais têxteis em Portugal em vias de extinção, especificamente sobre os bordados, que aqui são considerados saberes potenciadores de agregação de valor simbólico. Esta investigação resultou na projecção da identidade de uma marca -Contar contos e acrescentar pontos- que visa os conceitos supra citados, procurando contribuir para atribuição de valor à indústria têxtil Portuguesa, local e globalmente. Assim, a marca resulta da aliança dos recursos de diversas áreas disciplinares, coligada com o estudo e compreensão da nossa herança cultural e dos saberes artesanais, com a finalidade de proporcionar novas experiências, novos sentidos e novas memórias.
The present dissertation arises from a personal reflection that centers around the importance of the relationship between the Portuguese textile industry and design, and how it can establish an emotional bridge between people and artifacts. Its investigated how the design, as a discipline, has progressively come to determine itself as a crucial knowledge to the development and distinction of brands. This way, in a primordial stage important questions are analyzed, which are linked to the emotional design, semiotics, senses, psychology and sensations, working around these concepts in a perspective that considers an evolving of the quality of life, comfort and consumer experience. Afterwards, a study was developed to discover the endangered knowledge of the Portugal textiles, specifically the embroidery, which is considered an aggregation potentiator of extraordinary value. This investigation resulted from the projection of a brand’s identity –Contar contos e acrescentar pontos– which follows the arguments quoted above, looking to contribute to an attribution of value to the Portuguese textile industry, locally and globally. In sum, the brand derives from the alliance of resources from various disciplines, linked to the study and comprehension of our cultural inheritance and the artifact knowledge, with the focus of promoting new experiences, new senses and new memories.
Description: Mestrado em Design
URI: http://hdl.handle.net/10773/22586
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf130.08 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.