Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/22450
Title: A relação entre tocar de ouvido e literacia musical: uma abordagem integrada de ensino-aprendizagem do piano funcional
Author: Vieira, Bruna Maria de Lima
Advisor: Pereira, Sara Carvalho Aires
Deltrégia, Cláudia Fernanda
Keywords: Piano - Ensino
Estratégias de aprendizagem
Educação musical
Defense Date: 2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente trabalho pretende ser uma contribuição para a pedagogia do piano e para uma melhor compreensão dos processos de ensino-aprendizagem instrumental que incluem o tocar de ouvido e a notação musical. Diversos autores têm argumentado sobre a importância do tocar de ouvido na aprendizagem musical, sobretudo, para que haja uma maior ênfase desta prática no ensino instrumental de música clássica. Embora haja estudos que comprovem os seus efeitos em diversas competências musicais, é difícil encontrar estudos qualitativos que analisem como ocorrem os processos de ensino-aprendizagem do tocar de ouvido em contexto formal. Assim, esta investigação teve como principal objetivo dar maior ênfase a esta prática em aulas de Piano Funcional, procurando compreender o seu papel nos processos de ensino-aprendizagem que incluem a notação musical. Para alcançar este fim, foi elaborada uma abordagem integrada de ensino-aprendizagem do Piano Funcional na qual se propôs um equilíbrio entre as aprendizagens auditiva e notacional, e que contemplou as diversas facetas do fazer musical: prática instrumental, competências funcionais, teoria e percepção musical e prática de conjunto. Esta abordagem foi elaborada a partir de dois eixos teóricos fundamentais: sob a perspectiva de autores proponentes da linha from sound to symbol e sob os princípios de aprendizagem musical informal definidos por Lucy Green. Para a elaboração da abordagem foi desenvolvido um estudo em fase preliminar que contemplou duas etapas: a revisão de métodos destinados ao ensino-aprendizagem de Piano Funcional e um estudo exploratório realizado com duas participantes. A partir da revisão, o método Alfred’s Book Piano for Adults (Lancaster e Renfrow, 2004) apresentou-se como o mais adequado ao desenvolvimento da abordagem e como complemento foram criadas diversas atividades auditivas paralelas. No estudo exploratório, estas atividades foram testadas e aprimoradas na medida em que se alcançava maior compreensão do objeto de estudo. Na fase seguinte foi realizada uma investigação-ação com observação participante em três ciclos durante um semestre letivo, com dois grupos de cinco alunos do curso de Licenciatura em Música da UFPI. Como métodos de recolha de dados foram utilizados: notas de campo, gravações em vídeo, entrevistas individuais, focus group, testes e avaliações feitas por uma critical friend. Os resultados deste estudo mostraram que quando a aprendizagem auditiva e a aprendizagem notacional são desenvolvidas paralelamente e de forma equilibrada, utilizando estratégias em comum, uma pode contribuir positivamente para o desenvolvimento da outra. Nos processos de ensino-aprendizagem analisados, o tocar de ouvido desempenhou um papel importante na compreensão da notação musical. Os resultados aqui apresentados enfatizam a necessidade de se repensar os curricula das instituições de ensino formal de música que ainda dão pouca ênfase à prática do tocar de ouvido de forma que se estabeleça uma educação musical calcada numa concepção mais abrangente sobre literacia musical.
This thesis aims to contribute to the improvement of piano pedagogy and comprehension of the instrumental teaching and learning processes that include playing by ear and musical notation. Several authors have argued about the importance of playing by ear in musical learning, especially to promote greater emphasis of this practice during instrumental classical music teaching. Even though there are studies proving its effects in various musical skills, it is difficult to find qualitative studies that examine how does teachinglearning process of playing by ear happen in formal context.Thus, this research had as main objective to emphasize this practice in Functional Piano lessons, trying to understand its role in the teaching-learning processes that include musical notation. To achieve this goal, it was developed a holistic approach to teaching and learning Functional Piano that contemplated the following musical facets: instrumental practice, functional skills, theory, musical perception and ensemble. This approach had been elaborated based on two theoretical orientations: the cognitive theory based on the current “from sound to symbol” and the principles of informal musical learning defined by Lucy Green. In this way, the proposed approach was early developed in two stages: the first included a review of Functional Piano Methods and the second may be defined as an exploratory study with two participants. From the review of the piano methods, it was decided that Alfred´s Book Piano for Adults was the more appropriated for the aim of this study due to its sequence of concepts and reading approach. From this choice, several aural activities were designed to complement the existing material respecting the sequence proposed by the quoted method. In the exploratory study, these activities were tested and refined to the extent that it reached greater understanding of the subject matter. In the next stage, an action-research was carried out in three cycles during one semester with two groups of five undergraduate music students at Federal University of Piauí. As data collection methods were used: field notes, video recordings, individual interviews, focus group, tests and evaluations made by a critical friend. The results of this study showed that when the aural and notational learning are developed in a parallel and integrated way, using common strategies, each approach may contribute positively to the development of the other one. In the proposed teaching – learning processes by this study, playing by ear had an important role to the understanding of musical notation. The results emphasize the need to rethink the curricula of educational institutions that do not give enough importance to the playing by ear practice, which could establish a more comprehensive musical literacy.
Description: Doutoramento em Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/22450
Appears in Collections:DeCA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

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