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 Fadiga vocal nos professores do primeiro ciclo do ensino básico
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/2173

title: Fadiga vocal nos professores do primeiro ciclo do ensino básico
authors: Batista, Ana Paula Frade
advisors: Teixeira, António Joaquim da Silva
Oliveira, Catarina Alexandra Monteiro de
keywords: Voz
Perturbações da voz
Fadiga (Fisiologia)
Audição
issue date: 2010
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Tema/Objectivo: A fadiga vocal tem sido definida como um mecanismo fisiológico e como uma função humana exclusiva, ou encarada como um sintoma ou como uma etiologia das perturbações vocais. Os testes de exigência vocal permitem a análise acústica e audio-perceptual, da qualidade vocal dos indivíduos, sendo úteis na detecção de possíveis sinais de fadiga vocal. O objectivo deste estudo é averiguar se algum dos parâmetros acústicos, habitualmente considerados na avaliação da voz, sofre alterações após um período de uso vocal, relacionando-os com a avaliação audio-perceptual. Método: Participaram neste estudo 12 professores do 1º ciclo do ensino básico (6 do género masculino e 6 do género feminino) com idades compreendidas entre os 29 e os 49 anos. Foi realizada uma avaliação audio-perceptual, através da escala GRBAS. E acústica (Frequência fundamental, Jitter, Shimmer e HNR), através das tarefas de vogais sustentadas, leitura, frases e conversação espontânea. Resultados: O momento não se revelou significativo para os 4 parâmetros acústicos em estudo, ou seja, não ocorreram alterações significativas nos valores médios da F0, Jitter, Shimmer e HNR, após um dia de aulas. A escala GRBAS apresentou valores iguais para os dois momentos de avaliação. Verificou-se uma relação significativa entre o Grau e a Rouquidão, da escala GRBAS, e os parâmetros F0 e HNR para ambos os géneros e ainda entre o Grau e a Rouquidão e o Shimmer no género feminino. Discussão: Os resultados obtidos estão de acordo com alguns resultados da literatura, relativamente à avaliação audio-perceptual e acústica e à relação entre ambas. Em futuros estudos aconselha-se o aumento do número da amostra, controlo do tipo de tarefas utilizadas e períodos de uso vocal mais alargados ABSTRACT: Objective / theme: The vocal fatigue has been defined as a physiological mechanism and as a unique human function and also as a symptom or cause of disturbances in the vocal system. Voice endurance tests are often used to acoustic and audio-perceptual evaluation, of the voice quality of the individuals, useful in detecting possible signs of vocal fatigue. The aim of this work is to study if any of the acoustic parameters usually considered in the evaluation of voice, change after a period of vocal use, linking them with the audio-perceptual evaluation. Method: A total of 12 school teachers (6 female and 6 males) with ages between 29 and 49 years participated in our study. It was made an audio-perceptual evaluation of the voice with the GRBAS. And a acoustical evaluation (Fundamental Frequency, Jitter, Shimmer and HNR), through the tasks of sustained vowels, reading, phrases and spontaneous conversation. Results: It was found that the moment did not prove significant for the 4 acoustic parameters studied, ie there was no significant change in mean F0, Jitter, Shimmer and HNR, after a day of classes. The GRBAS values were equal for the two evaluation times. There was a significant relationship between the G and the R of the GRBAS scale, and the parameters Fo and HNR for both genders and between the G and the R and Shimmer in the female gender. Discussion: The results obtained are in agreement with some results of the literature, on the audio-perceptual and acoustic and the relationship between them. In future studies it is advisable to increased the number of the sample, control the type of tasks used and periods of more extensive voice use.
description: Mestrado em Ciências da Fala e da Audição
URI: http://hdl.handle.net/10773/2173
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