Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/21672
Title: Crachás: como usar em contexto educativo?
Author: Araújo, Inês
Pedro, Luís
Santos, Carlos
Batista, João
Keywords: Badges
Crachás
Gamificação
Ambiente de aprendizagem digital
SAPO Campus
Issue Date: 12-Jun-2017
Publisher: Centro de Competência em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação (CCTIC-IEUM)
Abstract: Badges correspondem a símbolos que pretendem evidenciar conquistas ou realizações reconhecidas no seio de uma comunidade. Recentemente, através da aposta em Digital Badges e da criação de plataformas online onde estes podem ser criados, atribuídos, geridos e partilhados, surgiram novas possibilidades para o seu uso. Estes são vistos como uma forma de reconhecimento ou mesmo de certificação de aprendizagens e de competências demonstradas em contextos não formais ou informais. Várias plataformas educacionais disponibilizam esta funcionalidade mas, muitas vezes, estes não são usados, seja por receio ou por cepticismo. Este artigo apresenta orientações que podem ser utilizadas por professores que queiram recorrer a crachás (badges) para criar mais envolvimento e motivação no processo de aprendizagem, fruto de uma revisão de literatura. Para estas orientações foi utilizada a plataforma portuguesa SAPO Campus, que dispõe de uma ferramenta para a criação e atribuição de crachás.
Badges are symbols that aim to highlight or recognized achievements within a community. Recently, by investing in Digital Badges and the creation of online platforms where they can be created, assigned, managed and shared, there were new possibilities for its use. These are a form of recognition or certification of learning and skills demonstrated in non-formal or informal contexts. Several educational platforms offer this feature but often they are not used, either by fear or skepticism. This article provides guidance that can be used by teachers who want to use badges to create more involvement and motivation in their learning process. For these guidelines, we use the Portuguese SAPO Campus platform, which provides a tool for creating and assigning badges.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/21672
ISBN: 978-989-97374-7-1
Publisher Version: http://www.nonio.uminho.pt/challenges/atas/
Appears in Collections:DigiMedia - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018 Crachas como Usar em Contexto Educativo Challenges2017 2a edicao.pdf577.81 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.