Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/21667
Title: Projectos no ensino das ciências: um modelo de planificação para o ensino secundário
Author: Ferreira, António José Martins Alves
Advisor: Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões da
Keywords: Planificação da educação
Ensino das ciências - Ensino secundário
Defense Date: 2003
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Defende-se hoje que o ensino secundário deve, acima de tudo, fornecer uma sólida base cultural sobre a qual seja possível construir e consolidar as formações necessárias num futuro cada vez mais imprevisível. Neste sentido, a escola deve contemplar práticas mais consequentes, mais reflexivas, mais flexíveis e mais motivadoras, nas quais incluímos actividades de concepção, desenvolvimento e avaliação de projectos. Pensamos, pois, que o ensino baseado em projectos tenderá a ocupar um lugar de cada vez maior destaque nas nossas escolas. Das reflexões produzidas pela Didáctica das Ciências, sobressai a necessidade crescente de proporcionar actividades de ensino/aprendizagem que permitam desenvolver uma compreensão mais ajustada das realidades científico-tecnológicas da actualidade. Defendem-se metodologias mais próximas do empreendimento científico e tecnológico, considerando não só as dimensões conceptuais do conhecimento científico, mas também os seus aspectos éticos, sociais e culturais. Trata-se de uma perspectiva de Ensino por Pesquisa, fundamentada em posicionamentos mais externalistas da Filosofia da Ciência e que requer uma orientação investigativa, à semelhança do que sucede no trabalho científico. De acordo com tal orientação, procurámos elaborar um modelo de concepção e planificação de projectos de ensino das ciências, que pudesse ser utilizado por professores do ensino secundário. Desenvolvemos, assim, um percurso de investigação-acção, centrado na Escola Secundária de Cantanhede e guiado pela seguinte questão de investigação: Como intervir junto dos professores de ciências de forma a torná-los mais aptos para práticas de ensino baseadas em projectos? Partimos para este estudo enunciando os seguintes objectivos: - construir e validar um modelo orientador da planificação e desenvolvimento de actividades de ensino com base em projectos; - envolver professores de ciências do ensino secundário na concepção de planificações concretas utilizando o modelo preconizado. O percurso metodológico desenvolveu-se por articulação das seguintes fases: - descrição e análise de anteriores experiências em planificação de projectos; - definição de um modelo orientador da planificação de projectos para o ensino das ciências, tendo por matriz sugestões e implicações actuais da Didáctica das Ciências; - organização de um guia de planificação de projectos no ensino das ciências, fundamentado na perspectiva de Ensino por Pesquisa - concepção, por parte dos professores, de planificações de projectos destinados ao ensino secundário, com base no modelo proposto no guia; - análise da correspondência entre as planificações elaboradas pelos professores e os pressupostos do modelo apresentado. O guia didáctico permitiu explicitar a nossa proposta de modelo de planificação de projectos para o ensino das ciências e orientar os professores na elaboração dessas planificações. Os professores participantes neste estudo conceberam, então, quatro projectos, utilizando tal documento. Numa fase seguinte, efectuámos a análise dos projectos, utilizando um modelo de análise por nós elaborado e submetido à validação de juizes externos. A análise dos resultados evidenciou uma correspondência considerável entre as planificações produzidas pelos professores e a proposta que tínhamos apresentado, o que nos permitiu evidenciar a validade do nosso modelo e o interesse didáctico do guia enquanto elemento de trabalho a ser utilizado por professores. Na avaliação final, produzida por recurso a entrevistas, os professores colaboradores valorizaram o carácter orientador do modelo e a importância da presença de exemplos concretos no guia didáctico. Manifestaram também apreço pela participação neste tipo de investigação em que foram parte implicada e activa no que se refere á sua valorização profissional.
It is claimed that the Secondary Education System should mainly provide a solid cultural support for the development of crucial competences with relevance in the context of a unforeseeable future. Therefore, schools should help students to develop the planning of activities and evaluation of projects using self-reflexive, flexible and motivating strategies. The author believes that project-based learning will achieve, in the future, a more prominent role in our schools. Science Education research emphasises the relevance of designing teaching and learning strategies enabling a better understanding of the present scientific and technological society. Development of new approaches, closer to the scientific and technological perspective, including ethical, social and cultural aspects are also claimed. This means a science teaching perspective called teaching through investigation, based on a more externalist view of science. This study was developed within this framework and, therefore, a model to plan science-based projects was created for secondary school teachers. An action-research methodology program was applied in a Portuguese School (Secondary School of Cantanhede) on the basis the following research problem: How to approach science teachers in order to help them to introduce a teaching perspective based on projects, in their professional practices? The main aims of the study were: - to devise and validate a model for the designing and development of activities within a perspective of project-based learning; - to involve secondary school science in the planning of specific activities in the context of the model. These objectives were achieved through a methodology which follows: - description and analysis of previous experiences concerned with project-based learning; - definition of a guidebook to plan projects to teaching of science, which is based on the new approaches to science curriculum; - organisation of a teacher’s book for science teaching, within a perspective of learning through investigation; - analysis of the correspondence between the teachers’ planning and the assumptions of the referred to above model. The didactic guidebook clarified our objectives and helped the teachers in the planning of their activities. Four projects were outlined using the guide.The projects were then assessed thorough a tool which was prepared by the author and validated by external judges. The analysis of the results showed a considerable correspondence between the planning made by the teachers and the proposed model. This means, on the one hand the effectiveness of the model, on the other hand, the relevance of the guidebook as a working tool for the teachers. the final assessment took place through interviews to the participants teachers. They emphasised the relevance of the model and the importance of concrete examples in the guidebook. The interviewees also expressed satisfaction for their participation in this study, recognising its influence on their professional development.
Description: Mestrado em ensino de Física e Química
URI: http://hdl.handle.net/10773/21667
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DQ - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado
DFis - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
380.pdf6.53 MBAdobe PDFrestrictedAccess


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.