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Title: Influência do uso partilhado de locais de cargas e descargas no desempenho do tráfego
Author: Costa, Nuno Henrique Ferreira
Advisor: Macedo, Joaquim Miguel Gonçalves
Melo, Sandra Maria de Brito Monteiro de
Keywords: Estacionamento de veículos
Tráfego rodoviário
Tráfego urbano
Engenharia civil
Gestão de tráfego
Defense Date: 2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O congestionamento urbano é um problema que afeta de forma significativa os centros urbanos. Para reduzir os efeitos do mesmo, têm sido promovidas políticas de gestão de tráfego que tentam adequar a oferta à procura dos transportes. De entre essas medidas, encontram-se políticas de estacionamento. O presente estudo aborda as políticas de estacionamento, nomeadamente a política de partilha de lugares de estacionamento para diferentes tipologias de utilizadores em locais onde o estacionamento ilegal prolifera e com picos específicos de procura rodoviária e não sobrepostos ao longo do dia. Nesta dissertação, o objetivo é perceber qual o impacto que a partilha dos lugares destinados às cargas e descargas têm no tráfego rodoviário, percebendo se existem benefícios nesta partilha e como são distribuídos pelas várias tipologias de utilizadores rodoviários. Esta dissertação incluiu a realização de um caso de estudo, suportada por uma recolha e tratamento de dados reais de modo a proceder a uma modelação de tráfego do caso de estudo e posterior análise e comparação de cenários, através da microssimulação. O caso de estudo permitiu concluir que o cenário de partilha dos lugares de cargas e descargas com encarregados de educação de unidades escolares na envolvente conduziria a uma melhoria muito significativa em termos de performance de tráfego, quando comparado com a situação de exclusividade para as cargas e descargas. O tempo de atraso seria reduzido em 47%, o tempo de viagem teria uma redução de 27%, e existiria um aumento na velocidade média de 11%. Já quando se compara o cenário de partilha dos lugares destinados às cargas e descargas e o cenário ideal, que corresponde a uma situação sem qualquer incidente na via, o tempo de atraso seria reduzido em 12%, o tempo de viagem diminuiria em 7% e a velocidade subiria 3%. No final deste trabalho, verificou-se que a partilha destes locais seria extremamente vantajosa para o tráfego rodoviário, uma vez que de acordo com os valores obtidos observa-se que a partilha promove valores muito aproximados à situação da via sem qualquer incidente.
Urban centres face a major issue of traffic congestion. In an attempt to tackle this problem, many traffic management policies have been promoted. Parking management policies are an example of those policies. The study approaches parking policies, namely sharing parking places, by different road users in areas where there are specific peak periods of demand, not overlapped, and relevant issues caused by illegal parking. The study aims to analyse the impact of sharing the parking areas currently exclusively reserved to loading and unloading vehicles, understanding if such sharing approach would lead to benefits in traffic performance and how would those effects be distributed among the different road users. The study included a case study, supported by real data collection in order to feed a microscopic traffic software and consequent analyse and comparison of scenarios. Along the case study, it was possible to conclude that sharing the logistic reserved places with school parents would lead to a significant improvement in terms of traffic performance when compared with the current situation. Delay time would be reduced by 47%, travel time would be reduced by 27%, and speed would increase by 11%. When comparing the sharing scenario with a scenario without parking incidents along the street, delay time would be reduced by 12%, travel time by 7% and speed would increase 3%. Sharing parking places would bring significant advantages in terms of traffic performance as it would lead to key performance indicators close to a scenario free of parking incidents.
Description: Mestrado em Engenharia Civil
URI: http://hdl.handle.net/10773/21546
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DECivil - Dissertações de mestrado

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