Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/21448
Title: | Educação artística na formação profissional do ensino secundário |
Author: | Faria, Lara Filipa da Costa Aires |
Advisor: | Oliveira, Inês Maria Henriques Guedes de |
Keywords: | Educação artística Formação profissional Ensino secundário Trabalho de projeto Projetos educativos Métodos pedagógicos |
Defense Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | A presente investigação apresenta um estudo de caso sobre a importância da introdução de conceitos artísticos num curso de formação profissional, enquadrado na disciplina de Materiais e Tecnologias, do Curso Profissional de Técnico de Desenho de Mobiliário, do 11º ano de escolaridade, na Escola Secundária António Sérgio.
Considerou-se neste trabalho de investigação a educação artística como reforço didático de conteúdos, preferencialmente o fazer artístico, a pedagogia projetual, a cultura e a educação estética imbricados com a formação profissional-técnica de saberes, direcionados para perfis profissionais restritos, pré-existentes.
Pretende-se descrever, neste relatório, uma experiência reflexiva através da investigação-ação que busca a construção do conhecimento sustentado na experiência de fruição da arte na interculturalidade que margeia o quotidiano escolar, como processo de compreensão do mundo. The present investigation presents a case study about the importance of the introduction of artistic concepts in a vocational training course, inside the Materiais e Tecnologias discipline, in the professional course of Técnico de Desenho de Mobiliário, in the eleventh grade, in Escola Secundária António Sérgio. In this work is considered the artistic education as a didactic reinforcement of contents, preferably the artistic practice, the projectual pedagogy, the culture and the aesthetic education overlapped with the vocational professional-technique of knowledge, directed to pre-existing professional ristricted profiles. In this report, it is intended to describe, a reflexive experience through the action-investigation that seeks the construction of sustained knowledge in the experience of art enjoyment in the interculturalism that lay on the academic routine, as a comprehension process of the world. |
Description: | Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/21448 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação.pdf | 5.85 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.