Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/19112
Title: Evolução histórica da abordagem do electromagnetismo e indução electromagnética nos livros de texto para o ensino secundário
Author: Saraiva, Carlos Alberto Alexandre
Advisor: Malaquias, Isabel
Valente, Manuel Almeida
Keywords: Avaliação dos manuais escolares
Ensino da química
Ensino da física
Manuais escolares - Ensino secundário
Defense Date: 2003
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A importância do manual escolar tem sido bastante marcante no processo de ensino-aprendizagem. Tem constituído ao longo dos tempos um instrumento educativo privilegiado que tem influenciado as actividades desenvolvidas na sala de aula. Alguns estudos têm referido que o manual é um dos recursos educativos mais utilizados pelos professores A análise de conteúdos tem sido escolhida como objecto de investigação na didáctica das ciências com objectivos diversificados. Considerando o papel do manual, a sua análise permite compreender a maneira como o electromagnetismo e indução electromagnética foram apresentados no ensino liceal e pode oferecer pistas sobre os processos de transferência de saberes. A inserção de imagens, a sua relação com o texto, podem indicar o modo pelo qual o aluno/leitor vai sendo introduzido no mundo da física experimental ou como é que os produtos da tecnologia, mediante os seus princípios de concepção podem inserir uma dimensão social num ensino mais virado para os princípios físicos teóricos. A comparação entre os conteúdos do programa oficial e os conteúdos apresentados pelo manual poderá ser um indicador pertinente da importância do manual em promover a divulgação de novos conceitos e aplicações práticas. A proximidade temporal das descobertas, isto é, a transposição da ciência produzida (descobertas e/ou invenções) poderá ser um indicador da actualidade dos assuntos abordados num manual escolar. Foi necessário fazer uma pesquisa para localizar os programas da disciplina de Física e os manuais adoptados desde a criação da disciplina em 1855 até 1974. A análise incidiu sobre manuais escolares adoptados no último ano do ensino secundário em Portugal. A metodologia seguida foi uma análise qualitativa, em que se transcreveram extractos de texto e figuras dos manuais, que serviram como indicador da maneira como os conteúdos foram apresentados. VIII Os resultados permitem afirmar que os livros franceses, adoptados em Portugal, no ensino secundário tiveram bastante influência, principalmente durante o século XIX e princípio do século XX. Estes livros foram adoptados e bastante usados no ensino liceal desde 1855 até 1918. Esta influência terá sido benéfica, visto que eram livros que abordavam assuntos de actualidade que não constavam dos programas oficiais, tendo permitido a divulgação de novos conceitos e suas aplicações práticas. A indução electromagnética apareceu no programa oficial apenas em 1880, embora tenha sido apresentada em quase todos os manuais portugueses e também nos franceses adoptados em Portugal, mesmo antes disso. A bobina de Ruhmkorff e as suas aplicações práticas, em especial a descarga eléctrica, em tubos contendo gases rarefeitos, mereceu um destaque importante nos manuais escolares. O nível de aprofundamento dos conteúdos não era igual em todos os livros. O “Traité Élémentaire de Physique”, de A. Ganot, é um livro que se destaca pelo nível de aprofundamento dado ao electromagnetismo e indução electromagnética, comparativamente aos restantes manuais da mesma época. Durante o século XIX, verifica-se uma grande uniformidade no estilo de apresentação do electromagnetismo e indução electromagnética. Era frequente os livros apresentarem a teoria, com pouca conceptualização e, de seguida, várias aplicações práticas. As figuras que aparecem nos livros portugueses são iguais ou semelhantes às do Ganot e a apresentação das matérias segue a mesma ordem. Até 1900, os livros limitavam-se a descrever os fenómenos sem apresentar qualquer formalismo matemático, que apareceu nos livros franceses adoptados no início do século XX. A partir desta data, as ilustrações dos manuais, deixam de ser apenas figuras de objectos reais e começam a aparecer também gráficos e esquemas. IX Verifica-se que há uma actualização científica dos manuais, que é mais evidente durante o século XIX e princípio do século XX, reflectindo a influência dos livros franceses. Neste período era frequente os manuais escolares fazerem referência a descobertas e aplicações práticas relativamente recentes. O “Traité Élémentaire de Physique” de A. Ganot, edição de 1857, apresenta a da bobina de Ruhmkorff e suas aplicações práticas e também as correntes de Foucault. A construção da bobina foi feita em 1851 e o artigo de Foucault tinha sido publicado em 1855. O “Traité de Physique” de E. Drincourt, edição de 1900, faz referência à telegrafia sem fios (TSF), que era um tema recente na época. Explica o funcionamento do detector de Branly, cuja descoberta tinha sido publicada em 1890. Também aborda os raios X que tinham sido descobertos em 1895. O “Cours Élémentaire de Physique” de M. Chassagny, edição de 1907, refere o trabalho de J. Perrin que em 1895 provou que os raios catódicos eram partículas carregadas negativamente. Os manuais utilizados no ensino liceal em Portugal, no período compreendido entre 1855 e 1954, não propõem quaisquer actividades para os alunos. Apenas o “Curso de Física” de José Teixeira, adoptado desde 1954 até 1974, tem no final de cada capítulo alguns exercícios numéricos para resolver. O equipamento laboratorial foi sempre apresentado numa perspectiva indutivista/verificacionista da teoria.
The importance of the textbook has been quite significant in the teaching/learning process. Throughout time it has been a privileged teaching instrument that has influenced the activities developed in the classroom. Some studies have stated that the school manual is one of the most used instruments by teachers. The analysis of the contents has been chosen as a research object in the didactics of sciences with different objectives. Accounting for the role of the textbook, its analysis allows us to understand the way in which the electromagnetism and electromagnetic induction were introduced in the high school teaching and it can give clews about the processes of knowledge transfer. The introduction of images and their relationship to the text can indicate the way through which the student/reader is introduced to the world of experimental physics or how the products of technology can insert a social dimension in a teaching process oriented to the theoretical principles of Physics. The comparison between the contents of the official program and the contents presented in the textbook can be a pertinent indicator of the manual’s importance in promoting the wide spreading of new concepts and their practical applications. The time proximity of the discoveries, i.e., the transposition of the produced science (discoveries and/or inventions) can be an indicator of the actuality of the issues dealt with in the school manual. It was necessary to research in order to locate the programs of Physics and the textbooks adopted since the creation of this school subject, in 1855 until 1974. This analysis focused on the textbooks used in the last academic high school year in Portugal. A qualitative analysis methodology was followed, in which text extracts and figures were transcribed, that were used as an indicator of the way the contents were presented. XII The results allow us to state that during 19th century and the beginning of the 20th, French textbooks adopted in Portuguese high schools had great influence on the teaching process. They were adopted and much used in high schools from 1855 until 1918. This influence was positive since those were books, which dealt with present issues that were not included in the official programs, allowing the wide spreading of new concepts and their practical applications. Although the electromagnetic induction appeared in the official program only in 1880, it was presented before in almost all Portuguese and French manuals adopted in Portugal. Ruhmkorff's bobbin and its practical applications, especially the electrical discharge, in tubes containing rarefied gases, has deserved an important attention in the school textbooks. The level of contents deepening was not the same in all books. A. Ganot’s "Traité Élémentaire de Physique" is a pertinent book due to the deepening level given to electromagnetism and electromagnetic induction, comparatively to the remaining manuals of the time. During 19th century, a great uniformity is observed in the presentation of electromagnetism and electromagnetic induction. At that time, the textbooks frequently presented the theory with little conceptualisation, followed by several practical applications. The figures that appear in the Portuguese textbooks are the same or similar to Ganot's one and the presentation of topics also follows the same order. Until 1900 the textbooks simply described the phenomena without presenting any mathematical formalism that appeared in French manuals adopted in the beginning of the 20th century. From this time on, the illustrations of the textbooks were no more just pictures of real objects, but graphics and schemes started to be used. A scientific update of the manuals is verified and it is more evident during the 19th century and the beginning of the 20th century, reflecting the XIII influence of French textbooks. In this period the school manuals frequently refer recent discoveries and practical applications. Ganot's "Traité Élémentaire de Physique", 1857 edition, includes Ruhmkorff's bobbin and its practical applications as well as Foucault's currents. The bobbin was built in 1851 and Foucault's article had been published in 1855. E. Drincourt's "Traité de Physique", 1900 edition, has a reference to wireless telegraphy, which was a new topic at the time. It explains how Branly's detector works, a discovery that had been published in 1890. It also includes the X-rays that had been just found in 1895. M. Chasagny's "Cours Élémentaire de Physique", 1907 edition, refers J. Perrin's work, which in 1895 proved that the cathodic rays were negatively charged particles. The textbooks used in Portuguese high school, from 1855 up to 1954, include no activities for the students. Only José Teixeira’s “Curso de Física”, adopted since 1954 until 1974, presents a few numerical exercises to be solved at the end of each chapter. The laboratory equipment was always presented in an inductive/verificative perspective of the theory.
Description: Mestrado em Ensino de Física e Química
URI: http://hdl.handle.net/10773/19112
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DQ - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado
DFis - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
479.pdf18.64 MBAdobe PDFrestrictedAccess


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.