Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/19079
Title: Hábitos de consumo de conteúdos audiovisuais dos jovens: uma perspetiva documental
Author: Ferreira, Sara Marques
Advisor: Almeida, Pedro Alexandre Ferreira dos Santos
Keywords: Televisão interactiva
Hábitos de consumo - Televisão
Jovens - Meios audiovisuais
Comunicação multimédia
Defense Date: 2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A proliferação de novas plataformas de acesso de conteúdos audiovisuais online, a par das novas soluções tecnológicas disponibilizadas pelos operadores televisivos, tem permitido a criação de um novo ecossistema para o consumo, em alguns casos interativos, de conteúdos audiovisuais em múltiplas plataformas e múltiplos dispositivos. O presente estudo visa compreender como é feita a apropriação das novas tecnologias no consumo de conteúdos audiovisuais por parte dos jovens e jovensadultos. Para tal, pretende-se identificar hábitos de consumo, os dispositivos utilizados e os tipos de serviços (interativos), televisivo ou online através dos quais os jovens visualizam e/ou interagem com os conteúdos audiovisuais. Procurou-se compreender estes comportamentos de forma próxima, através da elaboração de entrevistas, observação direta e recolha de imagens em contexto de uso e apresentar os resultados sobre a forma de um documentário segmentado em categorias de análise. Descreve-se todo o processo de pré-produção, produção e pós-produção do documentário e a construção do sítio web de suporte. Finalmente, apresentam-se os resultados da avaliação final realizada junto de uma amostra de utilizadores do documentário. Estes referiram a relevância deste meio para a divulgação deste tipo de conteúdo.
The proliferation of new access platforms of online audiovisual content, along with the new technological solutions made available by the television operators, has allowed the creation of a new consumption ecosystem, in some cases interactive, of audiovisual content in multiple platforms and devices. The present study aims to understand how the appropriation of the new technologies is made in the consumption of audiovisual contents by teenagers and young adults. Therefore, the goal is to identify consumption habits, used devices and the type of services (interactive), through television or online means with which young people watch and/or interact with audiovisual content. Furthermore, these behaviors were studied in proximity through interviews, direct observation and image recording in context of usage and the results were presented on a documentary divided in categories of analysis. The entire process of pre-production, production and post-production of the documentary as well as the construction of the website are described. Finally, the results of the evaluation made with a sample of users of the documentary are presented. These stated the relevance of this means of diffusion of this type of content.
Description: Mestrado em Comunicação Multimédia
URI: http://hdl.handle.net/10773/19079
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Sara Marques.pdf4.29 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.