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 A avaliação das escolas: desenvolvimento organizacional e ritualização
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/18809

title: A avaliação das escolas: desenvolvimento organizacional e ritualização
authors: Libório, Helena Maria de Oliveira Dias
advisors: Costa, Jorge Adelino
keywords: Eficácia da escola
Avaliação da educação
Administração do ensino
issue date: 2004
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Este trabalho visa desocultar a relação entre a avaliação das escolas e o seu desenvolvimento organizacional, nomeadamente a partir das respostas organizacionais às solicitações de mudança feitas através de avaliações externas. Tomando a escola como organização social, a autora faz uma leitura analítico/interpretativa dos processos de avaliação das escolas, convocando como modelo de análise a teoria neo-institucional. Procura também enquadrar o desenvolvimento organizacional das escolas, que constitui um dos desideratos da avaliação das escolas, a partir dos movimentos de melhoria e de mudança das escolas, sem deixar de ter presente o enfoque sócioorganizacional de pendor neo-institucional, que constitui a dominante teórica do estudo. Partindo de um conceito de organização aberta ao meio, a autora entende que as organizações escolares são marcadas pelos mitos racionais gerados nos seus meios institucionais, pelo que dedica também atenção às políticas educativas, na medida em que elas ao serem construídas em diferentes meios institucionais da escola e veiculadas por diversos agentes institucionais contribuem para a construção de mitos sobre a avaliação das escolas. Partindo de uma matriz metodológica qualitativa, a autora recorre ao estudo de caso para analisar e interpretar o impacto do Programa de Avaliação Integrada das Escolas no seu desenvolvimento organizacional, desenvolvendo o estudo empírico numa escola pública, básica dos 2º e 3º ciclos. Por fim, conclui que, no caso estudado, as mudanças organizacionais decorrentes da avaliação integrada correspondem à necessidade de conformidade com o meio institucional, pelo que se constituem como melhorias e desenvolvimento ao nível da estrutura formal, mas nem sempre o mesmo acontece ao nível da acção organizacional, o que lhes confere o carácter de ritual.

This piece of research intends to unveil the connection between the evaluation of schools and their organizational development, namely through the organizational responses to the calls for change made by external evaluations. Taking the school as a social organization, the author establishes an analytic/interpretative reading of the school evaluation processes, using as analysis model the new institutionalism. The author also tries to establish a background to the organizational development of schools, which is one of the main objectives of the evaluation of schools, from the school improvement and change movements, keeping, nevertheless, as main theoretical line of the study the social organizational focus of a new-institutional nature. Using the concept of split organization as a starting point, the author believes that school organizations are marked by rational myths which are bred in their institutional environments. Thus, the author also pays attention to the educational policies since these contribute to the construction of myths on the evaluation of schools as they are assembled in different institutional backgrounds and are conveyed by different institutional agents. Using a qualitative methodological matrix, the author develops a case study in order to analyse and understand the impact of the Programa de Avaliação Integrada das Escolas (Program for the Integrated Evaluation of Schools) in their organizational development. The empirical study was conducted in a public second and third cycle school. The author comes to the conclusion that, in this case, the organizational changes that derive from the integrated evaluation counterpart the need of conformity with the institutional setting, thus being improvements and developments that lie at the formal structure level, even though the same does not always occur at the level of the organizational action, which gives them the nature of a ritual.

Este trabajo tiene por finalidad esclarecer la relación entre la evaluación de las escuelas y su desarrollo organizacional, principalmente a partir de las respuestas organizacionales a las solicitaciones de cambio hechos a través de las evaluaciones externas. Considerando a la escuela como organización social, la autora hace una lectura analítico/interpretativa de los procesos de evaluación de las escuelas, invocando como modelo de análisis la teoría neo-institucional. Busca también encuadrar el desarrollo organizacional de las escuelas, a partir de los movimientos de mejoría y cambio de las escuelas, sin dejar de tener presente el enfoque socio-organizacional de carácter neo-institucional que constituye la base teórica dominante del estudio. Partiendo de un concepto de organización abierta al entorno, la autora entiende que las organizaciones escolares están marcadas por los mitos racionales generados en sus propios ambientes institucionales, por lo que dedica atención a las políticas educativas en la medida en que ellas al ser construidas en diferentes medios institucionales de la escuela y transmitidos por los diferentes agentes institucionales contribuyen para la construcción de mitos sobre la evaluación de las escuelas. Partiendo de una matriz metodológica cualitativa, la autora recurre al estudio de caso para analizar e interpretar el impacto del Programa de Evaluación Integrada de Escuelas en su desarrollo organizacional, desarrollando el estudio empírico en una escuela pública, básica de los 2º y 3º ciclos. Finalmente, concluye que, en el caso estudiado, los cambios organizacionales en consecuencia de la evaluación integrada, corresponden a la necesidad de conformidad con el ambiente institucional por lo que se constituyen como mejorías y desarrollo a nivel de la estructura formal, pero no siempre ocurre lo mismo a nivel de la acción organizacional, lo que les confiere un carácter ritual.
description: Mestrado em Análise Social e Administração da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/18809
appears in collectionsDE - Dissertações de mestrado
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