Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/18766
Title: | As técnicas expandidas como recurso didático e meio de desenvolvimento técnico do repertório para saxofone tenor no ensino básico |
Author: | Sousa, Jorge Miguel Vidal de |
Advisor: | Helena Maria da Silva Santana |
Keywords: | Música portuguesa Saxofone - Ensino |
Defense Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O ensino básico do saxofone em Portugal tem estado reservado à performance
de apenas um dos instrumentos da família: o saxofone alto. Partindo de uma
problemática identificada após a analise dos programas de saxofone presentes
nas escolas de musica em Portugal, realizou-se, com base num trabalho
colaborativo entre intérprete e compositor, um conjunto de peças originais,
escritas exclusivamente por compositores portugueses, de forma a proporcionar
uma alternativa para a formação de um aluno no nível básico (4º e 5º grau
especificamente) que utilize outro instrumento da família do saxofone: o
saxofone tenor. Pretende-se, com esta dissertação, promover a inovação ao
nível do material didático pedagógico já existente, difundir a música portuguesa
e desenvolver o conhecimento acerca da bibliografia já disponível para este
instrumento. Apresentam-se cerca de sete novas peças para saxofone tenor
homogéneas quanto aos conteúdos programáticos e competências técnicas que
visam desenvolver. In Portugal, saxophone education throughout middle schooling has been reserved for the performance of only one instrument: the alto saxophone. After a thorough analysis of the saxophone programs used in Portuguese music schools, the need to branch out into other instruments of the same family became clear. On this basis, a collaboration between performer and composers arose. A set of original pieces, written exclusively by portuguese composers was commissioned and will provide an alternative aid for middle level education students (level 4 and 5 specifically) who wish to play a different instrument of the family: the tenor saxophone. With this dissertation I intend to promote the renewal of the educational material already in existence, to promote portuguese music and to further enrich the vast amount of literature already available for this instrument. I present to you seven new pieces for tenor saxophone that are homogenous in their program content and technical requirements. |
Description: | Mestrado em Ensino de Música |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/18766 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Jorge_Sousa.pdf | 18.63 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.