Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1860
Title: WebQuests e blogues na formação de adultos centrada em padrões matemáticos
Author: Pereira, Ana Rita da Fonseca
Advisor: Pereira, Isabel Maria Cabrita dos Reis Pires
Keywords: Ensino multimedia
Ensino da matemática
Educação de adultos
Técnicas pedagógicas
Tecnologia da informação
Defense Date: 2010
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Vivemos numa Sociedade por muitos designada do Conhecimento e da Informação, onde se torna, cada vez mais, uma necessidade a utilização e o domínio das tecnologias informáticas por parte das pessoas, para que mais facilmente se possam adaptar a esta sociedade em constante evolução. Ora, a esta necessidade associa-se, também, a importância da formação ao longo da vida. Para que esta seja bem sucedida, é primordial que se estabeleçam relações entre as experiências e situações do quotidiano das pessoas, para que estas possam adquirir e desenvolver novos conhecimentos e novas competências. Como os padrões matemáticos se encontram fortemente representados no nosso quotidiano, uma abordagem da matemática centrada nos padrões pode contribuir para que, mais facilmente, as pessoas percebam de que forma a matemática está presente no nosso dia-a-dia e de que forma a utilizamos, fazendo assim com que fiquem com uma ideia mais positiva e correcta da matemática. Assim, com esta investigação pretendeu-se avaliar o impacto da utilização de tecnologias informáticas, nomeadamente de blogues, e de uma abordagem matemática centrada nos padrões, privilegiando-se a estratégia da WebQuest, em formandos que frequentam um Centro Novas Oportunidades (CNO), ao nível do desenvolvimento de competências tecnológicas e matemáticas, tanto específicas como transversais. O estudo de caso desenvolvido inseriu-se num paradigma de investigaçãoacção e envolveu cinco formandos que frequentavam o Centro Novas Oportunidades e pretendiam obter uma certificação de nível básico. As principais técnicas de recolha de dados utilizadas foram a observação, a análise documental e a inquirição, suportadas por instrumentos como: diário de bordo, notas de campo/soltas, produções dos formandos, testes, questionários, entrevistas e conversas informais. Os dados recolhidos foram alvo duma análise de conteúdo essencialmente qualitativa com intenções descritivas e interpretativas. O estudo permitiu concluir que o uso de tecnologias informáticas, como o blogue, e uma abordagem matemática centrada nos padrões, em que se privilegiou a estratégia da WebQuest, contribuiu efectivamente para desenvolver apetências e competências tecnológicas, ao nível da navegação e exploração de recursos na Internet e para uma maior e melhor apropriação do sentido de padrão, bem como da construção duma imagem mais correcta e positiva da Matemática. ABSTRACT: We live in a society that many people name Knowledge Society and Information Society, and where more and more people feel the need to use and manage Information Technologies (IT) so that they can more easily adapt to the constant changing world. Well, to this necessity is also connected the importance of lifelong learning. In order that continuing education is well succeeded it is imperative to establish relationships between the experiences and the situations of each person's daily life, so that they can acquire and develop new knowledge and new competences. As mathematical patterns are strongly represented in our everyday life, an approach of pattern centered mathematics can contribute to a better understanding of how mathematics is present in our daily life and in which way we use it. This also promotes a more positive and correct idea of mathematics. This investigation intends to evaluate the impact of the use of IT and a pattern centered mathematical approach at the level of technological and mathematical competences (specific and transverse) development. The selected study group was participants who attended a Centre for New Opportunities (CNO). The case study developed was inserted in a paradigm of investigation-action and involved five participants attending the Centre for New Opportunities (CNO) with the aim of obtaining a basic level certification. The main techniques for data collection were observation, document analysis and investigation, supported by instruments as: journal, field notes, participants' work, tests, questionnaires, interviews and informal conversations. The collected data was submitted to essentially qualitative content analysis with descriptive and interpretative intentions. The study demonstrated that the use of IT, as blogging, associated with a mathematical pattern centered approach, in which the WebQuest strategy was privileged, contributed effectively to develop interest and technological competences. A positive impact was verified at the internet navigation and resource exploration level, as well as for a wider and improved appropriation of the sense of pattern, which translated into a better representation of a more accurate and positive image of the Mathematics.
Description: Mestrado em Multimédia em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/1860
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat 
2010001679.pdf12.13 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.