Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/18597
Title: O documentário interativo em novos media como instrumento de sensibilização para as práticas de remake no cinema ocidental
Author: Silva, Leticia Segabinazi Dumas da
Advisor: Almeida, Pedro
Barbosa, Nuno
Keywords: Documentários cinematográficos
Cinema
Indústria cinematográfica
Comunicações digitais
Defense Date: 2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente trabalho pretende entender o fenômeno do remake, recurso cada vez mais utilizado pela indústria cinematográfica atual, e sensibilizar o público com interesse pelo tema, sobre as estratégias desenvolvidas pela indústria para atrair o público. Nas últimas décadas, houve um crescimento significativo de filmes produzidos pela indústria que repetem os mesmos conceitos de forma cada vez mais elaborada. Sendo assim, pretende-se identificar as diferentes possibilidades de remake, e propor uma nova taxonomia que contribua para o melhor entendimento e reconhecimento desta prática. Em posse da taxonomia já definida e da análise qualitativa de uma amostra de filmes, desenvolveu-se um documentário interativo que teve como objetivo principal ser instrumento para sensibilização sobre os diferentes tipos de remake identificados. Após a avaliação do documentário junto ao espectador, foi possível identificar que mesmo o público que assiste a filmes com alguma frequência considerou as categorias de remakes propostas uma fonte de informação relevante para um melhor entendimento e reconhecimento das estratégias criativas da indústria cinematográfica ocidental.
This work has the purpose to understand the remake phenomenon, a resource increasingly used at the current cinematic industry and to aware the target audiences about the theme, and the strategies developed by the industry to attract them. During the last decades, there has been an increase in numbers of movies produced with repeated and far elaborated concepts. Therefore, it´s intended to identify the various "remake" possibilities, and to propose a new taxonomy in order to contribute for a better understanding in this practice. With the taxonomy well defined and the qualitative analysis of some movies, an interactive documentary was developed with the main propose of being an instrument of awareness about the various types of "remake". After evaluation of the documentary among the spectator, it was possible to identify that the audience who watch movies on a frequent basis, considered the proposed categories a source of relevant information for a better understanding and recognition of the creative strategies used by the western cinematic industry.
Description: Mestrado em Comunicação Multimédia
URI: http://hdl.handle.net/10773/18597
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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