Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/18593
Title: | Motivação e criatividade: o impulso comum às artes e ciências |
Author: | Ramos, Andreia Maria de Oliveira Afonso Volta e Sousa |
Advisor: | Fragateiro, Carlos Manuel Branco Nogueira |
Keywords: | Música Educação artística Motivação Criatividade |
Defense Date: | 2017 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Após uma apresentação inicial da WASO – Write a Science Opera
– como um processo criativo baseado na descoberta simultânea
da Arte e da Ciência que assenta numa lógica dialógica e
aceitação dos pontos de vista dos outros como empowerment
dos seus participantes, aponto a inovação como a força que
cisalha a tradicional metodologia pedagógica na sala de aula.
Criatividade e Multidisciplinaridade são as fundações da matriz
WASO, tornando os conteúdos académicos num processo de
apropriação pessoal e construção grupal do conhecimento, que
é, por sua vez, apreendido emocionalmente e não de forma
passiva, como no tradicional paradigma pedagógico. O trabalho
de apropriação emocional desenvolvido pelos participantes só é
possível se considerarmos a Motivação como a força que conduz
a evolução desde o início deste projeto. Este projeto propõe-se a
estudar a motivação dos alunos, comparando o cenário antes e
após a aplicação desta metodologia e tentando estabelecer
alguma relação entre a experimentação desta metodologia e os
níveis percebidos de motivação. Os resultados mostram que há
diferença estatisticamente significativa entre os níveis de
motivação antes e após o projeto, sendo os últimos mais
elevados que os primeiros. Para além de justificar a presença da
Criatividade e da construção ativa do conhecimento, estes
resultados abrem novas perspetivas no estudo dos resultados
escolares uma vez que a Motivação tende a crescer quando a
Criatividade é usada como uma ferramenta pedagógica. Following an initial presentation of WASO – Write A Science Opera - as a creative process based on simultaneous science and art discovery which relies on a dialogue base and acceptance of others’ point of view to empower its participants, we pinpoint the concept of innovation as the groundbreaking force of the traditional pedagogical methodology in classroom. Creativity and multidisciplinarity are the foundations of the WASO matrix, turning academic content in a process of personal and group build-up; knowledge is therefore emotionally appropriated by its participants, rather than passive acquisition. Emotion-based work developed by subjects is only possible if we regard motivation as the force that drives the evolution since the project’s very beginning. This project proposes to study the subject’s motivation, comparing the before- and after WASOscenarios and trying to set some relation between enrolling this project and perceived levels of motivation. Results show that there’s a significant difference between the levels of motivation before and after the WASO project, being the latter higher. Beyond justifying the presence of creativity and the active construction of knowledge, this opens further new horizons on studying the effects of such creativity based projects on school results, as motivation seems to grow when creativity enters into pedagogy. |
Description: | Mestrado em Ensino de Música |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/18593 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação.pdf | 10.85 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.