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Title: A educação física e os modelos de docência no 1º ciclo do ensino básico: narrativas, perceções e contextos
Author: Rodrigues, Juliana Maria
Advisor: Neves, Rui
Keywords: Educação física
Ensino básico 1º ciclo
Desenvolvimento curricular
Modelos educativos
Defense Date: 2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo caracterizar os processos de decisão curricular na área de Educação Física (EF) no 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) por parte de professores implicados em diferentes modelos de docência num agrupamento de escolas do distrito de Aveiro (Portugal). Com uma abordagem qualitativa, baseado num estudo de caso, foram realizados questionários e entrevistas semiestruturadas a sete docentes, sendo dois que desenvolvem a EF através da monodocência integral, dois que recebem apoio de professores especialistas em EF e três professores especialistas em EF, que atuam como coadjuvantes no 1º CEB. Foi ainda realizada uma entrevista ao Diretor, bem como analisada variada documentação do Agrupamento. Os dados recolhidos foram analisados em termos de conteúdo, numa base interpretativa e holística. Destaca-se o papel essencial do professor como principal responsável pelas decisões curriculares, pois ao mediar o processo de passagem do currículo formal ao currículo real este manifesta aquilo que acredita ser necessário e mais importante acerca das aprendizagens dos alunos. Nesse sentido, entre os principais resultados deste estudo evidenciou-se o estatuto inferior da EF na hierarquia curricular do 1º CEB, com uma carga horária muito reduzida, que não proporciona o cumprimento de seu programa na íntegra. Uma maior perceção de competência destacou-se entre os docentes com formação continuada e que possuem maior vínculo com a área. As contribuições da coadjuvação de especialistas em EF a docentes do 1º CEB ressaltaram-se tanto na promoção de práticas mais regulares na área aos alunos, como na qualificação na experiência destes e dos professores do 1º CEB. No entanto, para se efetivarem projetos colaborativos salientou-se a importância de lideranças na equipa, para promover, orientar e supervisionar o trabalho realizado em EF. Conhecer, analisar e refletir sobre os diferentes modelos de docência da EF no 1º ciclo, assim como debater formas de viabilização, aperfeiçoamento profissional e aproveitamento dos recursos humanos podem contribuir para que a EF seja experienciada por todos os alunos do 1º CEB, de forma mais sustentável no currículo deste nível de ensino.
This study aimed to characterize the curricular decision-making processes in the area of Physical Education (PE) in the 1st Cycle of Basic Education (CEB) by teachers involved in different teaching models in a group of Aveiro district schools (Portugal). With a qualitative approach, based on a case study, inquiries and semi-structured interviews with seven teachers were made, two of them teaching PE through the full single teacher, two receiving support from specialist teachers in PE and three specialist teachers in PE, which act as adjuncts in the 1st CEB. An interview with the Director was done and varied documentation of the schools group was analyzed. The collected data were analyzed in terms of content, with an interpretative and holistic approach. The study highlights the essential role of the teacher as the main responsible for curriculum decisions, as well as a mediator of the process of passing the formal curriculum to the real curriculum, this way he expresses what he believes to be necessary and most important about student learning. On the results of this study, it was noticeable the lower status of the PE in the curriculum hierarchy of the 1st CEB, with very few hours, which does not provide the completion of its program in full. Greater perception of competence stood out among teachers with extended education that have a greater connection to the area. The contributions of helping specialists in the PE teachers of the 1st CEB has shown to be both promoting more regular practices in students, as well as in the qualification of the experience these students and teachers of the 1st CEB had. However, to do collaborative projects it was stressed the importance of leadership in the team, to promote, guide and supervise the work of PE. To know, analyze and reflect on the different PE teaching models in the 1st cycle, as well as discuss ways of accomplishment, professional development and use of human resources can contribute to the way PE is experienced by all students of the 1st CEB, in a more sustainable way to the curriculum of this educational level.
Description: Mestrado em Ciências da Educação - Administração e Políticas Educativas
URI: http://hdl.handle.net/10773/18550
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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