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 Factores de competitividade e desempenho empresarial : um estudo aplicado ao sector da cerâmica em Portugal
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1846

title: Factores de competitividade e desempenho empresarial : um estudo aplicado ao sector da cerâmica em Portugal
authors: Pereira, Maria Elisabeth Teixeira
advisors: Fernandes, António Jorge
Diz, Henrique Manuel Morais
keywords: Gestão industrial
Estratégia empresarial
Competitividade industrial
Indústria cerâmica
issue date: 2005
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O presente estudo pretende contribuir para perceber o que faz com que umas empresas sejam mais competitivas do que outras e o impacto que esta intensidade, baseada em vários factores de competitividade e características empresariais e regionais, pode ter na construção de vantagens competitivas e no desempenho geral das empresas. Paralelamente também se averiguou se o desempenho empresarial exercia algum efeito no comportamento concorrencial das mesmas empresas. Sendo que, o objectivo desta dissertação consiste em determinar quais os factores mais importantes para o desempenho competitivo de um grupo de empresas pertencentes a um mesmo sector industrial e localizadas num mesmo território durante um horizonte temporal significativo. Para o efeito, apoia-se numa abordagem integrada que possibilite o desenvolvimento de um esquema teórico para o estudo da influência dos factores de competitividade no desempenho empresarial, construído com base numa revisão alargada da bibliografia existente nesta área de estudo, caracterizada pela interdisciplinaridade e que enfatiza certos aspectos considerados subdesenvolvidos nos trabalhos analisados. Os factores considerados reportam tanto a nível das empresas como do sector e da economia regional, e são sobretudo os mais frequentemente utilizados em estudos de economia e gestão industrial, economia evolucionista e gestão estratégica. Este conjunto de relações e influências constitui a base do estudo empírico testado com uma amostra de 72 empresas do sector de cerâmica do distrito de Aveiro, através da aplicação de procedimentos estatísticos de análise multivariada (Análise de Componentes Principais da Análise Factorial completada com Análise de Cluster, Análise de Correlação e Análise de Regressão Linear Múltipla). Os quais permitiram inferir sobre os factores de competitividade mais relevantes para a criação de vantagens competitivas, para uma melhor satisfação dos consumidores, que conjuntamente com as principais características actuais das empresas contribuem para um desempenho empresarial superior, a médio e longo prazo, num mercado cada vez mais global, volátil, dinâmico e exigente. ABSTRACT: The present study intends to contribute to understand what makes some firms be more competitive than others, and the impact that this intensity, based on several competitive factors, regional and firm-related features, can have on the creation and sustaining competitive advantages and in the performance of firms. Parallelly, also search for the effect of the performance on the competitive behaviour of the same firms. Being that the objective of this dissertation to determine which factors are more important to the competitive performance and competitiveness of a group of firms belonging to a same industrial sector and located in a same territory, during a significant period of time. To the effect, it supports on a integrated approach that makes possible the development of a theoretic model to the study of the influence of competitive factors on the firm’s performance, based on a extended bibliographic revision in this area of study, characterized by the interdisciplinary and that emphasizes some aspects considerate underdeveloped in the examined works. The analysed factors related both the firms’ level, the industrial sector and the regional economy, are mainly the more frequently used in studies of industrial management and economics, evolutionary economics and strategic management. This set of relations and influences compose the base of the empirical study tested with a sample of 72 firms of the industrial sector of ceramics of the district of Aveiro, through the application of statistic procedures of multivariate analysis (Principal Components of Factor Analysis completed with Cluster Analysis, Correlation Analysis and Multiple Regression Analysis). Which enable to infer about the more relevant factors of competitiveness to the creation and sustaining of competitive advantages to a better satisfaction of the consumers, that jointly with the principal actual features of firms contribute to a sustain superior firm performance in a more and more global, volatile, dynamic and demanding market.
description: Doutoramento em Gestão Industrial
URI: http://hdl.handle.net/10773/1846
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