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 Avaliação do impacte económico do turismo a nível regional : o caso da Região Centro de Portugal
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1839

title: Avaliação do impacte económico do turismo a nível regional : o caso da Região Centro de Portugal
authors: Eusébio, Maria Celeste de Aguiar
advisors: Castro, Eduardo Anselmo de
Costa, Carlos
keywords: Turismo
Turismo
Modelização
Turismo
Desenvolvimento regional
issue date: 2006
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: A presente dissertação visa desenvolver uma metodologia que permita avaliar os benefícios económicos que o turismo proporciona para as regiões de destino. A concretização deste objectivo implicou uma reflexão teórica sobre temáticas como a definição conceptual do fenómeno turístico e de destino turístico, delimitação dos benefícios económicos do turismo, delimitação das despesas turísticas, identificação das determinantes dessas despesas, conceito e tipo de multiplicadores turísticos e métodos que podem ser utilizados na sua quantificação. Com base nas reflexões teóricas, construiu-se um modelo de avaliação dos benefícios económicos das despesas turísticas. Este modelo é constituído por dois sub-modelos. Um permite estimar as despesas turísticas que ficam nas regiões de destino, enquanto que o outro permite estimar os multiplicadores (da produção, do rendimento das famílias e do emprego) dessas despesas. O modelo proposto para estimar os benefícios económicos das despesas turísticas para as regiões de destino é utilizado como base de segmentação do mercado turístico. O modelo foi posteriormente aplicado à Região Centro de Portugal. Esta tarefa obrigou à utilização de dados secundários e à recolha de dados primários. Para estimar as despesas turísticas realizou-se, durante o ano de 2003, um inquérito por questionário, tendo sido inquiridos 2 877 visitantes da Região Centro. A pertinência desta informação traduz-se não apenas na validação do modelo desenvolvido mas também no conhecimento da procura turística de uma região, sobre a qual existem grandes limitações em termos de informação turística, apesar de encenar grandes potencialidades para o desenvolvimento desta actividade. Por sua vez, os multiplicadores turísticos foram calculados através de um modelo input-output rectangular que foi desenvolvido para a Região Centro, também para o ano de 2003, com recurso a métodos mistos. Os resultados obtidos com o estudo realizado permitiram identificar as relações existente entre as determinantes do comportamento do consumidor em turismo (características do visitante, características da viagem e característica do destino) e a duração da estada dos visitantes nos destinos e as despesas diárias que realizam nesses destinos. Por sua vez, o cálculo dos multiplicadores das despesas turísticas permitiu identificar os produtos que devem ser desenvolvidos para maximizar os benefícios das despesas turísticas em termos de produção, rendimento das famílias e emprego. A utilização do modelo de avaliação dos benefícios económicos das despesas dos visitantes, como base de segmentação do mercado turístico da Região Centro, permitiu identificar três segmentos com diferentes impactes económicos. Finalmente, considera-se que o modelo desenvolvido nesta dissertação é passível de ser aplicado para quantificar os benefícios económicos das despesas dos visitantes a outras regiões de destino de turismo, bem como para identificar os segmentos de maior valor económico. ABSTRACT: The present dissertation aims at developing a methodology that may evaluate the economic benefits which tourism provides to destination regions. In order to achieve this goal a theoretical reflection was necessary, approaching themes such as the conceptual definition of the tourism phenomenon and of tourist destination, as well as discussing the specification of economic benefits of tourism and of tourist consumption, the identification of potential determinants of tourist expenditures, the concept and types of tourism multiplier effects and possible methods for their quantification. Based on the understanding achieved from these theoretical reflections, a model for evaluating the economic benefits of tourism was developed. This model includes two sub-models. One of these estimates the tourist expenditures of a tourism destination region, while the other quantifies the multipliers of tourist expenditures (output multiplier, income multiplier and employment multiplier). Additionally, the model proposed to evaluate the economic benefit of tourist expenditures to a tourism destination region, was used to segment the tourist market. The model proposed to evaluate the economic benefit of tourist expenditures to a tourist destination was applied to the Central Region of Portugal. The implementation of this model required the use of secondary data as well as the collection of primary data. To estimate the tourist expenditures a visitor survey was undertaken, during the year of 2003, resulting in 2 877 visitors having been interviewed in the Central Region. The relevance of this information does not only lie in the validation of the suggested model, but also in the possibility of getting to know the tourist demand of a region, for which information on the tourism phenomenon is only available on a limited scale and where important tourism potential exists, although the relative importance of the activity is still weak. The tourist multipliers were obtained through a make and use model that was developed for the Central Region of Portugal, referring to the year of 2003, that was constructed using mixed (direct and indirect) methods. The results obtained in this study allowed for testing the relationship between the determinants of consumer behaviour in tourism (profile of visitors, characteristics of the trip and destination characteristics) and the duration of stay in the tourism destination and the tourist expenditure per day and per visitor. With the model proposed to quantify the tourist multiplier, it is possible to identify the products that should be developed in the Central Region to maximize total economic benefits of tourist expenditure in production, income and employment. The use of the total economic benefits of tourist expenditure to segment the tourist market permitted the identification of three segments with different economic impacts on the region. Finally, from the results obtained with this study it is possible to conclude that the model, that has been developed and tested, can be applied to other tourism destinations regions.
description: Doutoramento em Turismo
URI: http://hdl.handle.net/10773/1839
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