Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/18377
Title: | Environment effects on recall and recognition of brands in in-game advertising: a FIFA 15 Study : a FIFA 15 Study |
Other Titles: | Efeitos do ambiente na recordação e reconhecimento de marcas na publicidade in-game |
Author: | Roque, Tiago Filipe de Oliveira |
Advisor: | Mealha, Óscar |
Keywords: | Comunicação e multimédia Videojogos Jogos multimédia Percepção sensorial Publicidade |
Defense Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Estudos mostraram a eficácia geral do Product Placement e como a
publicidade in-game evoluiu e como ela se compara à de outros mídias. Com a
evolução da tecnologia e de todas as novas formas de consumir a TV, é
importante que as marcas e os anunciantes explorem novas formas de atingir
o seu público-alvo. Enquanto os videogames existem como uma mídia por
muitos anos, eles são capazes de comunicar publicidade com a mesma
qualidade de outras mídias devido ao aumento do poder de processamento. O
mercado dos videojogos é agora também muito mais atraente para marcas
como é uma outra maneira de atingir milhões de consumidores
Esta dissertação irá explicar o papel do ambiente na eficácia do Product
Placement em termos de recordação e reconhecimento em videojgos. Para
responder a esta pergunta, utilizando os princípios de recordação e
reconhecimento, bem como a memória implícita e explícita, foi elaborado um
estudo onde os participantes foram divididos em quatro grupos diferentes em
termos de ruído e distrações presentes na sala, bem como a quantidade de
Interações sociais entre eles. Os dados recolhidos foram comparados aos
resultados esperados e verificados pela prova empírica. Durante esta fase, foi
também feito um inquérito sobre a satisfação do jogador com a publicidade no
jogo sobre se as técnicas como publicidade em vídeo, Product Placement e
cartazes são bem recebidas pelos jogadores.
Verificou-se que um aumento de ruído e distrações diminui a eficiência da
publicidade no jogo e que as interações sociais têm um impacto muito negativo
sobre a recordação e reconhecimento de anúncios no jogo. Isso pode trazer
para os anunciantes uma visão importante sobre onde e quando incluir a sua
mensagem de publicidade dentro de um jogo, bem como a forma de
apresentar essas mensagens, porque a colocação de produtos em cartazes
tem uma aprovação muito maior pelos jogadores. Studies have shown the effectiveness of product placement in general and how in-game advertising has evolved and how it compares to other media. With the evolution of technology and all the new ways to consume TV it’s important for brands and advertisers to explore new ways to reach their target audience. While video games exist as a media for many years, they are capable of communicate advertising with the same quality of other media due to the increase of computer power. Video games as a market is now also much more appealing to brands as it’s another way to reach millions of consumers This dissertation will explain the role of the room environment in the effectiveness of product placement in terms of recall and recognition in videogames. To answer this question, using the principles of recall and recognition as well as implicit and explicit memory, a study was elaborated where the participants were divided into four groups differing in terms of the noise and distractions present in the room as well as the amount of social interactions between them. The data collected was compared to the expected results and verified by the empirical proof. During this phase it was also made an inquiry on player’s satisfaction with in-game advertising on whether techniques such as video advertising, product placement and billboards are well received by players. It was found that an increase of noise and distractions lowers the efficiency of in-game advertising and that social interactions have a very negative impact on the recall and recognition of in-game ads. This can bring to advertisers an important insight on where and when to include their advertising message inside a game, as well as how to present this messages because product placement in billboards have a much higher approval by the players. |
Description: | Mestrado em Comunicação e Multimédia |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/18377 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação.pdf | 22.7 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.