DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial > DEGEI - Dissertações de mestrado >
 O contributo da biblioteca escolar para o ensino/aprendizagem: impacto e perspectivas futuras face à sociedade da informação
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1835

title: O contributo da biblioteca escolar para o ensino/aprendizagem: impacto e perspectivas futuras face à sociedade da informação
authors: Marques, Margarida Amélia Correia Bairrão do Vale
advisors: Gouveia, Luis Manuel Borges
keywords: Bibliotecas escolares
Papel das bibliotecas
Sociedade da informação
Tecnologia da informação
issue date: 2003
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: A proposta de trabalho enquadra-se no âmbito da Gestão da Informação no Ensino/Aprendizagem, tendo como parte integrante o estudo de caso da Biblioteca Escolar aplicando as Tecnologias da Informação e da Comunicação no enquadramento da Sociedade da Informação. A Biblioteca Escolar pode e deve fazer a diferença fomentando o gosto pelo livre acesso ao conhecimento, contribuindo para formar potenciais utilizadores de outras bibliotecas capazes de utilizar ferramentas de trabalho na sua integração no meio profissional e social. A evolução das concepções pedagógicas contemporâneas veio acentuar o papel do aluno e do seu trabalho no processo Ensino/Aprendizagem. Aprender é procurar, pesquisar, questionar, tratar informação e saber aplicá-la no contacto com o mundo que nos rodeia. Os alunos devem ser incentivados e encaminhados para a utilização da Biblioteca Escolar, não como actividade marginal ou secundária, mas como estando no centro de todo o desenvolvimento curricular e formativo. A Escola e nomeadamente as Bibliotecas Escolares não podem ignorar os novos desafios que se lhe colocam quando os locais e as formas de aprendizagem são tão diversificadas, quando o documento impresso já não é o único suporte de informação; quando o acesso à informação se pode fazer de tão diversas formas que o próprio conceito de Biblioteca Escolar é posto em causa e ganha terreno o conceito da biblioteca virtual. Torna-se assim crucial efectuar uma correcta Gestão da Informação existente nos diversos suportes, criando sistemas de informação onde se operem conceitos como a normalização, cooperação, funcionalidade e trabalho em rede, para que se consigam criar Serviços de Referência onde a qualidade e o sucesso educativo seja imperativo. O trabalho disponibiliza um conjunto de materiais para desenvolver numa Biblioteca Escolar e defende a sua existência enquanto veículo importante para o desenvolvimento de competências para a Sociedade da Informação e para toda a comunidade educativa. Uma das contribuições do trabalho é a proposta de um conjunto de fichas para apoiar a Gestão da Informação numa Biblioteca Escolar. ABSTRACT: The work proposal fits in teaching/learning information management ambit, considering as an integrant part of study of the school library applying the Information and Communication Technologies in the fitting of Information Society. The contemporary pedagogical conceptions evolution has emphasized the pupil’s role and work in the teaching/learning process. The work makes a set of materials available to develop in a school library and defends its existence while an important mean for the Information Society and all the educative community abilities development. One of the several contributions provided by work is the proposal of a file with a set of cards to support the Information Management in a school library.
description: Mestrado em Gestão da Informação
URI: http://hdl.handle.net/10773/1835
appears in collectionsDEGEI - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
2010000416.pdf1.25 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2