Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/18086
Title: Dimensões psicopedagógicas da formação dos enfermeiros
Author: Silva, Daniel Marques da
Advisor: Fernandes, Evaristo Vicente
Keywords: Enfermagem - Comunicação interpessoal
Ensino da enfermagem
Defense Date: 2004
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O trabalho multidisciplinar na área da saúde bem como o contacto com os utentes dos serviços de saúde exige da parte dos profissionais não apenas uma sólida formação técnica e científica mas também uma formação nas dimensões psicossociais e relacionais. É amplamente aceite que o contexto da formação interfere no desenvolvimento global do sujeito e exerce grande influência a nível da transformação das competências sociais e interpessoais, das características psicológicas e da mobilização dos valores. Foi objectivo desta investigação estudar, numa perspectiva da psicologia humanista, algumas dimensões psicopedagógicas na formação dos futuros profissionais de enfermagem. Para avaliar a influência do contexto educativo na mobilização dos valores realizamos um estudo longitudinal com a escala de valores finais e instrumentais de Rokeach. As características psicológicas e o desenvolvimento interpessoal no final dos cursos foram avaliadas por um estudo transversal exploratório-descritivo de natureza analíticocomparativa entre os estudantes da área de enfermagem e estudantes de outros cursos, tendo utilizado o Inventário Clínico do Auto-Conceito (ICAC), a Bateria de Escalas de Expectativas Generalizadas de Controlo (BEEGC-20) e a Bateria de Socialização (BAS-3). O nosso trabalho apresenta ainda os dados preliminares da validação da BEEGC-20 (análise factorial, de fidelidade e validade) na população portuguesa. A amostra foi constituída por 155 estudantes que frequentavam o curso de enfermagem e estudantes de outros cursos não relacionados com a saúde (área de Letras e Científico-naturais). Como resultados mais significativos salientaram-se: - As raparigas atribuem maior importância aos valores de carácter relacional, afectivo e de dimensão moral. Nos rapazes predominam os valores de dimensão mais pessoal, auto-afirmativos e auto-realização; - Os estudantes de enfermagem atribuem maior importância aos valores morais e de relação com os outros; - Foi nos estudantes de enfermagem que se verificaram as maiores transformações nos valores, do início para o final do curso; - Nas dimensões sociais e interpessoais o sexo feminino apresentou níveis mais elevados de ansiedade e timidez e o sexo masculino valores mais elevados na liderança; - Os estudantes de enfermagem comparativamente aos outros grupos apresentaram níveis inferiores na ansiedade/timidez e no retraimento social. Este grupo apresentou ainda valores mais elevados de aceitação social, auto-eficácia e maturidade psicológica e valores mais baixos na impulsividade; - Quanto melhor é o auto-conceito, melhor é a consideração com os outros, o auto-controlo nas relações sociais e a liderança; - Os estudantes de enfermagem apresentam níveis mais elevados no locus de controlo interno.
The multidisciplinar work in the healthcare business as well as the contact held with patients demand that professionals have, not only a solid technical and scientific formation but also, one that supports psychosocialogical and relational dimensions. It is widely accepted that the formation context interferes with the individual's global development and influences personal and social competences, as well as the psychological characteristics and the mobilization of the values. The objective of this investigation is to study, on a humanist psychological perspective, some psychopedagogical dimensions in what refers to the formation of future nursing professionals. In order to evaluate the influence of the educational context on the mobilization of the values we accomplished a longitudinal study using the final result and instrumental Rokeach scale. The psychological characteristics and interpersonal development at the end of the courses were evaluated by an exploratory-descriptive transversal study with an analytical-comparative nature, between nursing students and others of different courses, having used the Clinical Inventory of the Self- Concept (ICAC), the Battery Scales of Generalized Expectations on Control (BEEGC-20) and the Battery of Socialization (BAS-3). The present research also shows the preliminary data of validation of the BEEGC-20 (factorial analysis, of fidelity and validity) in the portuguese population. The sample was constituted by 155 students, who assisted the nursing course and students not related with healthcare (languages and natural-scientific). The most significant results pointed out were: - The girls attribute greater importance to the relational, affective and moral dimension values. Meanwhile, the boys seem to appreciate a more personal, self-affirmative and self-accomplishment dimension; - Nursing students seem to give more importance to moral and relational values; - The nursing students showed a more significant transformation in what concerns the values, from the beginning until the end of the course; - Females presented higher levels of shyness and anxiety when considering social and personal dimensions, while males show higher leadership; - When comparing nursing students to the other groups, they seem to achieve lower anxiety and shyness scores as well as social retracting. These students manifest more social acceptance, self-effectiveness and psychological maturity and lower scores of impulsiveness; - The better the self concept, the more consideration with others, selfcontrol in the social relations and leadership exists; - Nursing students withhold higher levels of internal control locus.
Le travail multidisciplinaire dans le domaine de la santé ainsi que le contact avec ceux qui en font usage exige de la part des professionnels pas seulement une bonne formation technique et scientifique mais aussi une formation des dimensions psychosociales et relationnelles. Il est largement accepté que le contexte de la formation intervient dans le développement global du sujet et exerce une grande influence au niveau de la transformation des compétences sociales et interpersonnelles, des caractéristiques psychologiques et de la mobilisation des valeurs. L'objectif de ce travail d’investigation est d’étudier, dans une perspective de psychologique humaniste, quelques dimensions psychopédagogiques dans la formation des futurs infirmiers. Pour évaluer l'influence du contexte éducatif sur la mobilisation des valeurs, nous réalisâmes une étude longitudinale, utilisant l’échelle des valeurs finales et instrumentales de Rokeach. Les caractéristiques psychologiques et le développement interpersonnel à la fin des cours furent évalués par une étude transversale explorateur et descriptif et de nature analytique et comparative parmi les étudiants que deviendront infirmiers et les étudiants d’autres filières, ayant utilisé l'Inventaire Clinique d’Auto Concept (ICAC), et la Batterie de l’Échelle d'Expectatives Généralisées de Contrôle (BEEGC-20) et la Batterie de Socialisation (BAS-3). Notre travail présente encore les données préliminaires de la validation de BEEGC-20 (analyse factorielle, de fidélité et validité) dans la population portugaise. L'échantillon a été constitué par 155 étudiants fréquentant les cours d’infirmiers et d’autres étudiants n’ayant aucun rapport avec la santé (cours littéraires et scientifique). Les résultats plus significatifs sont: - Les filles attribuent une plus grande importance aux valeurs de caractère relationnel, affectif et de dimension morale. Chez les garçons prédominent les valeurs de caractère plus personnel, d’auto affirmation et d’auto réalisation; - Les étudiants du cours d’infirmiers attribuent plus d'importance aux valeurs morales et de relation avec les autres; - C’est chez les futurs infirmiers qu’on a vérifié les plus grandes transformations de valeurs, du début jusqu'à la fin de leur cours; - Quant aux dimensions sociales et interpersonnelles le sexe féminin présenta des niveaux plus élevés d’anxiété et de timidité tandis que le sexe masculin présenta des valeurs plus élevées pour commander; - Les futurs infirmiers ont présenté des niveaux inférieurs d’anxiété, de timidité et d’inhibition sociale par rapport aux autres groupes d’étudiants. Ce groupe présenta aussi des niveaux plus élevés d’acceptation sociale, d’auto efficacité et de maturité psychologique ainsi que des niveaux moins élevés d’impulsivité; - Plus élevé est l’auto concept de l’individu, meilleur est son égard envers les autres et meilleur est l’auto contrôle des relations sociales et de commandement; - Les futurs infirmiers présentent des niveaux plus élevés de contrôle interne.
Description: Doutoramento em Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/18086
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

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