Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/17963
Title: | Recursos digitais de apoio ao ensino em organização e tratamento de dados (2º e 3º ciclos) |
Other Titles: | Digital resources for Junior High School students in statistics |
Author: | Lemos, Maria Ester Malheiro Barbosa de |
Advisor: | Cruz, João Pedro Antunes Ferreira da Hall, Andreia |
Keywords: | Matemática para professores Estatística Recursos digitais Aprendizagem interactiva Ensino assistido por computador Didáctica da matemática - Ensino básico |
Defense Date: | 2014 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O presente estudo tem por base um enquadramento teórico no âmbito do
ensino-aprendizagem, em particular, no ensino dos conteúdos lecionados de
Organização e Tratamento de Dados, no 2o e 3o ciclos do Ensino Básico, aferindo
as conexões existentes ao nível da conceção de recursos educativos
digitais e a sua utilização em contexto educativo. Assim, pretende-se analisar
a contribuição das tecnologias como suporte à dinamização de processos de
aprendizagem inovadores e autónomos para os alunos, bem como evidenciar
as vantagens e dificuldades sentidas pelos professores aquando da elaboração
e implementação de estratégias pedagógicas associadas à utilização
de plataformas online especificamente concebidas para apoiar este tipo de
processo. Este estudo disponibiliza, também, um constructo efetivo de recursos
digitais, com exercícios parametrizados de escolha múltipla, elaborados
no âmbito do software MEGUA, com recurso à utilização da plataforma Sage
Mathematics. Pretende-se, desta forma, contribuir para a existência de um
quadro de recursos, que podem ser desenvolvidos em sistemas de ensino
à distância, como é o caso do SIACUA, plataforma aberta, que permite o
acesso livre online a diversos exercícios de escolha múltipla, incluindo propostas
de resolução dos mesmos. Os resultados obtidos com o desenvolvimento
de recursos digitais específicos para determinadas matérias curriculares
contribuem para a diversificação das estratégicas pedagógicas adotadas
pelos professores, no sentido de melhorar o processo ensino - aprendizagem
e suscitando um maior interesse dos alunos pelos temas em estudo. This study is based on a theoretical framework in teaching and learning, particularly in the contents of Data Analysis Statistics, a subject taught at the second and third cycles (equivalent to junior high school, key stages 2 and 3, grades 5 to 9), assessing the level of the existing connections in the design of digital educational resources and their use in an educational context. Thus, the objective is to analyse the contribution of technology to the implementation of innovative and autonomous learning processes for students, as well as highlight the advantages and difficulties experienced by teachers in the design and employment of pedagogical strategies associated to the use of online platforms specifically designed to support this kind of process. It also aims to provide an effective construct of digital resources with multiple choice parameterized exercises, prepared under the MEGUA software, with the use of Sage Mathematics platform. Therefore, this study intends to contribute to a resources structure that can be developed in distance learning systems, such as the SIACUA, an open platform that allows free online access to various multiple choice exercises including proposals for solving them. The results obtained with the development of digital resources specific to certain curricular subjects contribute to the diversification of pedagogical strategies adopted by teachers to improve the teaching - learning process and increase the student interest in the study subjects. |
Description: | Mestrado em Matemática para Professores |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/17963 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DMat - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ester2014_final.pdf | 1.53 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.