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 A importância da contabilidade no desempenho empresarial
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1794

title: A importância da contabilidade no desempenho empresarial
authors: Pereira, Marisa Alexandra Gomes
advisors: Rocha, Maria Elisabeth Teixeira Pereira e
keywords: Gestão financeira
Gestão estratégica
Pequenas e médias empresas
issue date: 2009
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O contabilista deve ser um tradutor de dados produzidos junto das empresas visando auxiliar os gestores que necessitam e procuram informação que contribua para a eficiência do processo de tomada de decisão e de controlo. O planeamento estratégico identifica e escolhe as estratégias adequadas. Nas micro, pequenas e médias empresas (PME), o conceito de gestão, medição do desempenho e planeamento estratégico ainda se encontram numa fase embrionária em grande parte das empresas e inexistente noutras. Para medir o desempenho são necessárias medidas de carácter financeiro e não financeiro. Estas medidas têm que estar alinhadas com os objectivos estratégicos. São necessários mais estudos sobre a aplicação do planeamento estratégico nas empresas e sobre a forma da operacionalidade e medição do desempenho. O desempenho empresarial depende da competência da contabilidade e da existência de parcerias mais eficientes e valiosas. Confirma-se a necessidade por parte das empresas da existência de um compromisso traduzindo-se numa rede de relacionamentos, de apoio técnico e de partilha de conhecimento. O envolvimento estratégico da contabilidade na empresa facilita a compreensão e clarificação técnica das informações. Os serviços prestados de contabilidade contribuem para melhorar o desempenho empresarial e estimular as empresas acompanhando os empresários de forma sustentada nas suas decisões. ABSTRACT: The accounting should be a translator of data generated from companies seeking to help those managers who need and seek information from allowing easy access to projections in order to contribute to decision-making and control. The strategic planning identifies and selects the appropriate strategies. In micro, small and medium enterprises (SMEs), the concept of management, measuring the performance and strategic planning are still in its infancy in large enterprises and nonexistent in others. To measure the performance measures are necessary financial and non financial. These measures must be aligned with the strategic objectives. Further studies on the implementation of strategic planning in enterprises and on the shape of the operation and measurement of performance. The business performance depends on the competence of accounting and the existence of partnerships more effective and valuable. It confirms the need for businesses from the existence of a compromise which means a network of relationships, technical support and knowledge sharing. The strategic involvement of accounting at the company facilitating the understanding and clarification of technical information. The accounting services contribute to improving business performance and encourage companies supporting entrepreneurs in a sustainable way in their decisions.
description: Mestrado em Economia
URI: http://hdl.handle.net/10773/1794
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UA - Dissertações de mestrado

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