Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/17939
Title: | Desenhar a informação para uma aprendizagem mais completa |
Author: | Marques, Sónia Patrícia Nogueira |
Advisor: | Costa, Rui Carlos |
Keywords: | Design da informação Literacia Representação visual Design |
Defense Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | As últimas décadas do século XXI assistiram a um crescimento exponencial da informação produzida e consequentemente armazenada. Com uma era cada vez mais digital este tipo de dados tende a aumentar, levando a constantes mudanças e adaptações na forma como processamos o “bombardeamento” de informação com que nos deparamos diariamente.
Os mecanismos visuais da transmissão de informação surgem como uma tentativa de resumirem a informação e simultaneamente atraírem a atenção para uma leitura breve, mesmo que superficial, desta realidade tão “ruidosa”.
Com a propagação dos dados surge a “necessidade” e a oportunidade para o Design:
o de desenhar mecanismos de representação para uma compreensão mais ampla da complexidade inerente à informação disponível, infografias construídas por forma
a permitirem leituras mais imediatas, eficazes e simultaneamente elegantes.
Historicamente ligada às ciências económicas e sociais, a representação visual da informação é, neste estudo, abordada no contexto da educação, nomeadamente ao nível do 2º ciclo do ensino básico (5º e 6º anos). Deste modo, observamos de que forma o Design, através da implementação de infografias enquanto recurso didáctico, pode contribuir para a agilização dos processos de compreensão e retenção de informação extensa e/ou complexa.
Com este estudo, pretendemos compreender e demonstrar o modo como as representações visuais de informação contribuem para a aprendizagem, levando os intérpretes, neste caso, crianças do 2º ciclo, a uma maior retenção e compreensão de informação complexa ou extensa e simultaneamente formar a consciência visual e estética inerentes ao design e a uma cultura mais ampla.
Conhecimento; Design de Informação; Educação; Literacia; Infografia; Metáfora; Representação Visual.
palavras-chave
resumo The last decades of the XXI century have watched an exponential growth of the amount of information produced and stored. With the current digital era, these numbers tend to increase, and we are forced to constantly change the way we process all the information we receive daily. We tend to create visual mechanisms that help to resume and read all the information we have to deal with. With the spread of information available comes the necessity and the opportunity for a new area of Design: drawing mechanisms of representation for a larger comprehension of complex information; infographics made in order to facilitate an easier and faster reading. Historically connected with social and social economic sciences, in this paper, the visual representation of information is studied at an educational context, more specifically with elementary school kids (5th and 6th years on the Portuguese school system). We study in which way Design, through infographics, can help school children to better obtain and retain extensive and/ or complex information. With this study we pretend to understand and demonstrate the way visual representation of information can help with the process of learning school subjects, as well as helping children form visual awareness of aesthetics inherent to the design process |
Description: | Mestrado em Design |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/17939 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Desenhar a informação para uma aprendizagem mais completa.pdf | 20.8 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.