Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/17924
Title: Estratégias de ensino a alunos adultos em iniciação ao violino
Author: Quintas, Daniela Dahmen
Advisor: António Vassalo Lourenço
Keywords: Violino - Ensino
Estrategias de aprendizagem - Adultos
Defense Date: 2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A aprendizagem em idade adulta, conhecida como Andragogia, é um assunto que tem vindo a ser estudado com maior rigor nas últimas décadas, tornando-se assim um tema de interesse para psicólogos, teóricos de educação e investigadores. Já no que diz respeito ao ensino da música em adultos, não parece haver o mesmo interesse por parte dos pedagogos da área, pelo que este é um campo para onde não existe ainda informação substancial e que necessita, e se justifica, ser mais explorado. O presente estudo tem como foco principal o desenvolvimento de estratégias de ensino destinadas a alunos que iniciam a aprendizagem do violino em idade adulta, com o objetivo de solucionar problemas técnicos dos mesmos, através de estratégias aplicadas em sala de aula. Pretendeu-se, através da observação crítica de vídeos aplicados a alunos e da análise de inquéritos direcionados a professores de violino, verificar se as estratégias aplicadas aos mesmos tiveram resultados positivos na sua performance. Este assunto torna-se cada vez mais pertinente devido ao facto de se notar um aumento de participação de adultos em atividades musicais e da procura de aulas de música, por parte de indivíduos que já não estão em idade escolar.
Learning at an adult age, known as Andragogy, is a subject that has been rigorously more studied in the past decades, becoming this way a subject of interest for psychologists, education theorists and researchers. In what concerns the teaching of music to adults, pedagogues of this area seem not to have the same interest, wherefore this is a field for which there still isn't substantial information and that justifiably needs more research. The main subject of this study is the development of teaching strategies for students that are starting to learn violin at an adult age, aiming to solve their technical problems through the implementation of strategies in the classroom. It intends to verify if, through the critical observation of videos applied to students and the analysis of surveys directed to violin teachers, the applied strategies have positive results in their performance. This subject is becoming more and more pertinent, due to the noticeable fact that there is a higher number of adult participants in musical activities and the demand for music lessons by people who are already out of schooling age.
Description: Mestrado em Ensino de Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/17924
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
284494.pdf2.6 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.