Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/17892
Title: Estratégia para gestão do design no Creative Science Park: Aveiro region
Author: Araújo, Eduardo Carvalho
Advisor: Mota, João António de Almeida
Nunes, Filipe José Casal Teles
Keywords: Gestão estratégica - Design
Inovação - Design
Parques de ciência e tecnologia - Aveiro (Portugal)
Defense Date: 2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Esta tese foca em vários cenários de modelos de gestão do Design que ultrapassam o entendimento do design restrito às suas qualidades formais e morfológicas. Nesta tese design é entendido como um fator a levar em consideração para a gestão estratégica do Parque de Ciência e Inovação (PCI). Partindo do modelo Triple Helix (TH) estudamos o PCI com a ambição de contribuir para que este fique mais bem posicionado para gerir os fluxos de conhecimento, tecnologias e inovação liderando a implementação efetiva destes fluxos e oportunidades na indústria e na competividade territorial. É neste contexto que discutimos o papel da Design Factory (DF) e do Design no PCI, com a ambição de estimular um ambiente relacional de uma rede de parceiros com entendimentos holísticos sobre os papeis da inovação e do Design. Metodologicamente combinamos a análise teórica com o trabalho de campo etnográfico com recurso a análise descritiva e análise qualitativa. A dimensão da amostra usada assim como a natureza desta pesquisa pede o modelo indutivo informado pela codificação das relevâncias estruturais. As interpretações das relevâncias estruturais guiaram a demonstração e a apresentação das várias interpretações, as quais são fundamentadas na informação coletada e dão indicações claras sobre os vários papeis do Design em organizações como o PCI. A informação coletada mostra evidência que as organizações que integram o Design nos mais altos níveis decisórios têm sido consistentemente as organizações mais bem-sucedidas. Esta pesquisa apresenta três cenários resultantes de três entendimentos diferenciados relativamente ao papel do Design em organizações como o PCI e propõe o cenário em que a Gestão Estratégica do Design é entendida por todos nos diferentes níveis de decisão, começando nos mais altos níveis de decisão na organização, assim como é percepcionada em toda a organização enquanto facilitadora para a inovação em sistemas de negócio abertos e dinâmicos. No sentido de diferenciar o PCI de organizações similares, sugerimos uma alteração da designação do PCI para: Design Innovation Park. Na conclusão defendemos que todos os parceiros envolvidos nesta organização são de facto parte de uma rede sustentada na competição e sustentabilidade, particularmente em Portugal e Brasil, para os quais será relevante entender o Design enquanto facilitador para estimular a estratégia, sustentabilidade e competividade.
This thesis focuses on the different scenarios of Design management models beyond the design approaches guided only by an understanding of design informed by its formal and morphological qualities. In this thesis Design is perceived as a factor to take in consideration for strategic management of the Creative Science Park (CSP). Departing from the Triple Helix model (TH) we studied the CPS aiming to contribute for making it better positioned for managing the flows of knowledge, technologies and innovation leading to the effective implementation of these flows in the industry and territorial competiveness. In this context we discuss the role of Design Factory (DF) and of Design at the CSP aiming at stimulating a relational environment of partners network with holistic approaches and praxis concerning the roles of innovation and Design. Methodologically we integrated theoretical framework and ethnographic approaches in the field by means of descriptive and qualitative analysis. The sample size used and the nature of this research calls for an inductive approach, informed by the encoding of structural relevancies. The interpretation of structural relevancies guided the demonstration and presentation of various interpretations grounded on the collected data and gave clear indicators concerning the multiple roles of Design in organizations such as CSP. The collected data shows evidence that organizations that have Design embedded at the highest levels of decision making have been consistently the most successful organizations. This research presents three scenarios resulting of three different understandings concerning the role of Design in organizations such as CSP and proposes the scenario, in which Strategic Design Management is perceived at multilevel decision making by all, starting at the highest levels of decision making in the organization and is perceived throughout the organization as a facilitator for innovation in dynamic and open business systems. For better differentiating of similar organizations we do suggest CSP to change to a new designation: Design Innovation Park. In conclusion we argue that all partners involved at this organization are indeed part of a creative network based in competiveness and sustainability, in particular in Portugal and Brazil, for which will be relevant to perceive Design as a facilitator for stimulating strategy, sustainability and competiveness.
Description: Doutoramento em Design
URI: http://hdl.handle.net/10773/17892
Appears in Collections:DeCA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

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