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Title: Motivações e perceções dos docentes do ensino superior face ao uso de TIC como suporte ao estímulo da autonomia dos estudantes
Author: Faustino, Paula Alexandra da Silva
Advisor: Pereira, Dora Maria de Oliveira Simões Ribeiro
Keywords: Processo de Bolonha
Ensino superior - Universidade de Aveiro - Portugal
Ensino e aprendizagem
Tecnologias da Informação e Comunicação
Defense Date: 2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A implementação do processo de Bolonha nas Instituições de Ensino Superior trouxe consigo um novo conceito baseado no desenvolvimento de competências transversais do estudante, tornando-o agora responsável pela sua própria aprendizagem, esperando que este desenvolva uma atitude mais proativa e autónoma. Do professor é esperado o papel de orientador, facilitador e gestor do processo de ensino e aprendizagem, sensibilizando o estudante para a importância do conteúdo que leciona, criando situações académicas que incentivem a uma maior autonomia. Nesta premissa as tecnologias de informação e comunicação (TIC) podem dar um enorme contributo potenciando, expandindo e autonomizando o ambiente de aprendizagem dos estudantes. O presente estudo reflete as motivações e perceções dos docentes do ensino superior face ao uso de TIC, como recurso para estimular a autonomia dos estudantes. O alcance deste objetivo implicou a realização de um referencial teórico onde é abordada a contextualização do ensino superior sob os pressupostos do processo de Bolonha, explorando o binómio incentivo à autonomia dos estudantes e à utilização de TIC no processo de ensino e aprendizagem. A partir desta reflexão teórica foi construído um modelo de análise baseado em dois conceitos principais: o conceito de docente e o conceito de autonomia, que serviu de base para posterior recolha de dados. Foi adotado um procedimento metodológico descritivo de estudo de casos múltiplos, assente em duas licenciaturas do ensino superior público português, no caso, da Universidade de Aveiro. A análise de dados seguiu uma abordagem de índole quantitativa e qualitativa feita aos planos curriculares e com base nos dados recolhidos pelo questionário dirigido aos docentes das duas licenciaturas. Os resultados revelam que os docentes afirmam desenvolver esforços para incentivar a autonomia dos estudantes e que se sentem motivados para utilizar as TIC na sua prática educativa. Os motivos mais apontados referem ser a facilitação no acesso a recursos e informação, a inovação da prática educativa, a regulação, a tutorização e a intervenção que estas permitem no trabalho realizado pelos estudantes, e a interação e comunicação. Os docentes revelam também deter perceções positivas das potencialidades das TIC no suporte ao processo de ensino e aprendizagem, destacando-se as perceções de facilidade de uso e de utilidade das TIC.
The implementation of the Bologna process in the Higher Education Institutions brought with it a new concept based in the development of students’ transversal competencies, making students’ responsible for their own learning, expecting them to develop a more proactive and autonomous attitude. Guidance, facilitation and management of the teaching and learning process is expected from the teacher, sensitizing the student to the importance of the content meant to be learned, creating academic situations that encourage greater autonomy. In this context, information and communication technologies (ICT) can make a major contribution as a method to enhance teaching and learning, expanding and empowering students' learning environment. The present study reflects the motivations and the perceptions of higher education teachers’ using ICT as a resource for fostering students’ autonomy. The achievement of this objective involved the construction of theoretical framework that explored the context of higher education under the assumptions of the Bologna process, exploring the encouragement of students’ autonomy and the use of ICT in the teaching and learning process. Consequently, an analysis model was designed based in two main concepts: the teacher and autonomy, which served as the basis for the data collection. A descriptive methodological procedure and multiple case study was used for this research, based in two courses of the Portuguese public higher education, from the University of Aveiro. The collection of data followed a quantitative and qualitative methodology made to the curricular plans and a questionnaire to the teachers’ of both courses. With this research, we conclude that teachers’ reveal efforts to encourage students’ autonomy and feel motivated to use ICT in their educational practices. The most frequently mentioned motivations are that ICT facilitates the access to resources and information, innovates their practice, improves the regulation, tutoring and intervention in the work being developed by the students’ and in the interaction and communication. Teachers’ also appear to hold positive perceptions on the potential of ICT to support their teaching and learning process, especially the perception of utility and ease of use of ICT.
Description: Mestrado em Comunicação Multimédia
URI: http://hdl.handle.net/10773/17867
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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