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Title: Auto-avaliação de uma escola de ensino particular: aplicação do modelo de excelência da EFQM
Author: Matos, Ana Paula Alves
Advisor: Rosa, Maria João Machado Pires da
Keywords: Administração do ensino
Avaliação da educação
Qualidade da educação
Gestão da qualidade
Ensino particular
Defense Date: 2010
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Vivemos no “Século da Qualidade”! Actualmente as organizações vivem em constantes adaptações à realidade em que estão inseridas, pois nada é estável, nada está conquistado, pelo que o desempenho com Qualidade e Excelência fazem a distinção entre a organização sustentada e aquela que desaparecerá a curto prazo. Os clientes são exigentes e atentos ao mercado, pelo que as organizações não podem satisfazer apenas as suas necessidades, têm de superar as suas expectativas, cativando e envolvendo-os para obter a sua confiança e consequente fidelização sustentada. Face a esta realidade, também as organizações escolares entendem que essa é a estratégia a seguir, pelo que promovem actividades de (Auto) Avaliação em busca de um desempenho organizacional competente, da melhoria do ensino/ formação e da qualificação das pessoas, ou seja, constatam a necessidade imperativa de percorrer o caminho da melhoria contínua que culminará na Excelência. Para tal, recorrem a modelos de Gestão e Avaliação da Qualidade que apoiam e orientam as organizações no diagnóstico e análise do seu desempenho e posterior definição das áreas onde é necessário intervir. Com a presente investigação, no âmbito do Mestrado em Gestão de Operações e Logística, e recorrendo à metodologia de estudo de caso, pretendeu-se analisar a aplicabilidade do Projecto “Qualis – Qualidade e sucesso educativo”, delineado com base no modelo de Excelência da European Foundation for Quality Management (EFQM), numa escola privada. Após a interpretação e adaptação do mesmo, procuram-se identificar os pontos fortes e as áreas de melhoria da escola em estudo. Além disso, procedeu-se à análise crítica do modelo, apresentando-se as dificuldades sentidas antes, durante e após a sua aplicação, bem como as vantagens advindas do processo de auto-avaliação. Em suma, decorrente do presente estudo constatou-se a viabilidade da aplicação do modelo em organizações escolares, como sistema de gestão para a melhoria contínua da Qualidade do seu desempenho, baseado num processo de (Auto) Avaliação, em busca da Excelência, quer ao nível organizacional, quer ao nível educativo, cujos resultados alcançados terão um papel preponderante no desenvolvimento da Sociedade. ABSTRACT: We live in the “Quality Century”! Currently organizations live in constant adaptation to the reality they live in. As nothing is permanent and nothing is conquered, a performance with Quality and Excellence will distinguish a solid organization from one that will disappear in a short term. Customers are demanding and conscious of the market so organizations must not only meet their needs, but also exceed their expectations, captivating and involving them in order to obtain their trust and sustained loyalty. According to this reality, school organizations also understand that this is the strategy to follow. They promote activities of (Self) Evaluation so they can achieve a competent organizational performance, improved education / training and qualification. They understand the imperative need of following the path of continuous improvement that will culminate in Excellence. To do this, models of Management and Quality Assessment are used to support and guide organizations in the diagnosis and analysis of its performance and further definition of areas where intervention is needed. With this research work, within the Masters in Operations Management and Logistics, using the methodology of case study, we sought to examine the applicability of the “Qualis - Quality and educational success”, designed along the lines of Excellence European Foundation for Quality Management (EFQM), in a private school. After its interpretation and adaptation, we tried to identify the strengths and areas of improvement of the school in study. Moreover, we proceeded to a critical review of the model, presenting the difficulties founded before, during and after its implementation, as well as the advantages resulting from the process of self-evaluation. In short, with this study we found that it is viable to apply the model in school organizations as a management system in order to achieve continuous improvement of the Quality of its performance based on a process of (self) evaluation, with the pursuit of Excellence in both organizational and educational levels. Its results will have an important role in the development of Society.
Description: Mestrado em Gestão de Operações e Logística
URI: http://hdl.handle.net/10773/1782
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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