Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/17785
Title: Estratégias de realização de vídeos institucionais
Author: Magalhães, Artur Gonçalo Ribeiro Rodrigues
Advisor: Amado, Pedro Manuel Reis
Keywords: Comunicação audiovisual
Vídeo - Produção
Marketing - Comunicação da informação
Defense Date: 2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Atualmente, o vídeo é uma ferramenta poderosa usada para apoiar as estratégias de comunicação em diferentes sectores. Neste contexto, é crucial perceber a importância do vídeo institucional de uma empresa na sua estratégia de marketing on e offline. Esta dissertação tem como principal objetivo compreender a melhor estratégia para desenvolver e implementar. Esta investigação foi desenvolvida através de uma metodologia de estudo de caso. Assim, utilizando uma empresa como exemplo, foram feitas entrevistas, inquéritos e observações diretas para caracterizar a empresa na dimensão da comunicação em Marketing e do Audiovisual e a sua diferenciação da concorrência na área de atuação específica. Juntamente com as indicações da literatura sobre produção audiovisual, estes elementos suportaram o desenvolvimento de uma narrativa, a criação do storyboard e a produção de dois vídeos institucionais modelo, que apresentam duas abordagens técnicas diferentes e foram analisados por um público-alvo específico. Como principal resultado deste trabalho, podemos concluir que a melhor estratégia de desenvolvimento e implementação de um vídeo institucional passa por uma calibração da sua montagem, tendo em conta o tipo de planos necessários para construir e suportar a mensagem nas dimensões requeridas pela estratégia de marketing específica de cada empresa
Video is currently a powerful tool used to support communication strategies in different sectors. In this context, it is crucial to realize the importance of corporate video in na institution’s online and offline marketing strategy. This dissertation aims to understand the best strategy to develop and implement. This research was developed through a case study methodology. Thus, using a company as an example, interviews, inquiries and direct observations were made to characterize the company in the dimension from communication in Marketing and Audiovisual and its differentiation of the competition in the specific area of performance. Together with the literature on audiovisual production, these elements supported the development of a narrative, the creation of a storyboard and the production of two model institutional videos, which present two different technical approaches and were analyzed by a specific audience. As the main result of this work, we can conclude that the best strategy to use in the development and implementation of an institutional video is a careful calibration of the assembly, taking into account the type of plans needed to build and support the message in the dimensions required by each company's specific marketing strategy.
Description: Mestrado em Comunicação Multimédia
URI: http://hdl.handle.net/10773/17785
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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