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http://hdl.handle.net/10773/17624
Title: | A música de conjunto na formação dos pianista: um olhar crítico sobre práticas institucionais portuguesas |
Author: | Resende, Eduardo Manuel Valente Rodrigues de |
Advisor: | Mota, Maria da Graça Parente Figueiredo da Harper, Nancy Lee |
Keywords: | Música Pianistas - Formação profissional Música de conjunto |
Defense Date: | 2004 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Este trabalho tem por objectivo relevar a importância da música de conjunto na
formação dos pianistas e analisar o que em Portugal se faz nesta matéria nas
escolas de ensino especializado da música, no curso
complementar/secundário de piano. O estudo realizado centra-se no ano
lectivo de 2002-2003. O trabalho apresenta-se estruturado em cinco partes:
A primeira parte consiste numa abordagem teórica nas seguintes vertentes: o
piano; o estudo de piano; tocar em conjunto; a música de conjunto com piano
na formação dos pianistas. Pretende-se evidenciar o desenvolvimento técnico
do piano, as suas características sonoras e o seu papel em relação aos outros
instrumentos, a formação dos pianistas focalizada no próprio instrumento e os
aspectos inerentes à música de conjunto com piano.
A segunda parte assenta na contextualização, consistindo num resumo
histórico de cinco escolas públicas portuguesas do ensino especializado da
Música e no enquadramento legislativo da música de conjunto no nosso país,
observando o passado, o presente e as perspectivas de futuro.
A terceira parte é constituída pelo estudo da importância da música de
conjunto na formação dos estudantes de piano em Portugal, ao nível do ensino
secundário. Este estudo fundamenta-se em vários processos de investigação,
do tipo quantitativo e qualitativo: recolha e análise de dados sobre a população
docente e estudantil dos cinco conservatórios de música e o tipo de formação
em música de conjunto que têm os alunos do curso complementar de
piano/ensino secundário; questionário sobre a forma de inquérito, com
perguntas de carácter fechado e aberto, a professores/pianistas dos
conservatórios de Música; entrevistas a quatro pianistas/professores de
reconhecido mérito; diário de dois ensaios referentes à preparação do recital
de violino e piano integrado nas provas de mestrado.
Este estudo evidencia que a maioria dos alunos de piano, ao nível dos cursos
básico e secundário frequenta unicamente o coro como música de conjunto. A
totalidade dos entrevistados e dos inquiridos consideraram a música de
câmara – música de conjunto com piano essencial à formação dos jovens
pianistas. O diário de ensaios complementou esta pesquisa e reforçou a ideia
de que a aprendizagem da música em conjunto, utilizando o próprio
instrumento, é um local estratégico para diálogos de e entre conhecimentos.
A quarta parte assenta na discussão dos resultados e apresentação das
conclusões.
A quinta parte consiste num recital de Violino e Piano com obras de W. A.
Mozart, L. V. Beethoven, C. Carneyro, F. de Freitas e F. Lopes-Graça. The aim of this Project is to highlight the importance of ensemble music in the training of pianists, as well as to analyse what is being in this field in Portugal in the complementary/secondary piano course of specialised musical education schools. Focusing on the academic year 2002-2003, the project is structured into five parts: The first part consists of a theoretical approach taking into account the following aspects of the piano: piano study, playing the piano in an ensemble and the piano in chamber ensemble music as it pertains to pianistic training. The second part presents an overview of the subject matter. It consists of a historic summary of five Portuguese State schools of specialised musical education, as well as an account of the legislation regarding ensemble music in our country, taking into consideration past, present, and future perspectives. The third part considers the importance of ensemble music in secondary school piano teaching in Portugal. This study is based on qualitative and quantitative research processes, which include: a) gathering and analysing the facts about teaching staff and students from the complementary piano course; b) developing and analysing a survey questionnaire with open and closedended questions given to piano teachers/pianists from the music conservatories; c) interviewing four renowned pianists/piano teachers; and d) tracking the rehearsals for the preparation of the practical part of the thesis, which is a violin and piano recital. The fourth part consists of a discussion of the outcome of the above methodology used and presents the final conclusions. The fifth part constitutes a Violin and Piano Recital with works by W. A. Mozart, L. V. Beethoven, C. Carneyro, F. de Freitas, and F. Lopes-Graça. |
Description: | Mestrado em Música |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/17624 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
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