Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/17624
Title: A música de conjunto na formação dos pianista: um olhar crítico sobre práticas institucionais portuguesas
Author: Resende, Eduardo Manuel Valente Rodrigues de
Advisor: Mota, Maria da Graça Parente Figueiredo da
Harper, Nancy Lee
Keywords: Música
Pianistas - Formação profissional
Música de conjunto
Defense Date: 2004
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Este trabalho tem por objectivo relevar a importância da música de conjunto na formação dos pianistas e analisar o que em Portugal se faz nesta matéria nas escolas de ensino especializado da música, no curso complementar/secundário de piano. O estudo realizado centra-se no ano lectivo de 2002-2003. O trabalho apresenta-se estruturado em cinco partes: A primeira parte consiste numa abordagem teórica nas seguintes vertentes: o piano; o estudo de piano; tocar em conjunto; a música de conjunto com piano na formação dos pianistas. Pretende-se evidenciar o desenvolvimento técnico do piano, as suas características sonoras e o seu papel em relação aos outros instrumentos, a formação dos pianistas focalizada no próprio instrumento e os aspectos inerentes à música de conjunto com piano. A segunda parte assenta na contextualização, consistindo num resumo histórico de cinco escolas públicas portuguesas do ensino especializado da Música e no enquadramento legislativo da música de conjunto no nosso país, observando o passado, o presente e as perspectivas de futuro. A terceira parte é constituída pelo estudo da importância da música de conjunto na formação dos estudantes de piano em Portugal, ao nível do ensino secundário. Este estudo fundamenta-se em vários processos de investigação, do tipo quantitativo e qualitativo: recolha e análise de dados sobre a população docente e estudantil dos cinco conservatórios de música e o tipo de formação em música de conjunto que têm os alunos do curso complementar de piano/ensino secundário; questionário sobre a forma de inquérito, com perguntas de carácter fechado e aberto, a professores/pianistas dos conservatórios de Música; entrevistas a quatro pianistas/professores de reconhecido mérito; diário de dois ensaios referentes à preparação do recital de violino e piano integrado nas provas de mestrado. Este estudo evidencia que a maioria dos alunos de piano, ao nível dos cursos básico e secundário frequenta unicamente o coro como música de conjunto. A totalidade dos entrevistados e dos inquiridos consideraram a música de câmara – música de conjunto com piano essencial à formação dos jovens pianistas. O diário de ensaios complementou esta pesquisa e reforçou a ideia de que a aprendizagem da música em conjunto, utilizando o próprio instrumento, é um local estratégico para diálogos de e entre conhecimentos. A quarta parte assenta na discussão dos resultados e apresentação das conclusões. A quinta parte consiste num recital de Violino e Piano com obras de W. A. Mozart, L. V. Beethoven, C. Carneyro, F. de Freitas e F. Lopes-Graça.
The aim of this Project is to highlight the importance of ensemble music in the training of pianists, as well as to analyse what is being in this field in Portugal in the complementary/secondary piano course of specialised musical education schools. Focusing on the academic year 2002-2003, the project is structured into five parts: The first part consists of a theoretical approach taking into account the following aspects of the piano: piano study, playing the piano in an ensemble and the piano in chamber ensemble music as it pertains to pianistic training. The second part presents an overview of the subject matter. It consists of a historic summary of five Portuguese State schools of specialised musical education, as well as an account of the legislation regarding ensemble music in our country, taking into consideration past, present, and future perspectives. The third part considers the importance of ensemble music in secondary school piano teaching in Portugal. This study is based on qualitative and quantitative research processes, which include: a) gathering and analysing the facts about teaching staff and students from the complementary piano course; b) developing and analysing a survey questionnaire with open and closedended questions given to piano teachers/pianists from the music conservatories; c) interviewing four renowned pianists/piano teachers; and d) tracking the rehearsals for the preparation of the practical part of the thesis, which is a violin and piano recital. The fourth part consists of a discussion of the outcome of the above methodology used and presents the final conclusions. The fifth part constitutes a Violin and Piano Recital with works by W. A. Mozart, L. V. Beethoven, C. Carneyro, F. de Freitas, and F. Lopes-Graça.
Description: Mestrado em Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/17624
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf17.49 MBAdobe PDFrestrictedAccess


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.