Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/17390
Title: | Memórias anteriores e posteriores: estudo sobre interferência proativa nos movimentos do braço direito dos violinistas |
Author: | Costa, Edmarcos Pereira da |
Advisor: | Correia, Jorge Manuel Salgado de Castro |
Keywords: | Técnicas instrumentais Interpretação musical - Violino |
Defense Date: | 6-Jun-2016 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O presente trabalho resulta de um esforço para identificar e relatar as ocorrências e as consequências das interferências proativas (I.P.) na preparação para a performance de três estudantes de violino, um de graduação e dois de pós-graduação, que passaram por mudança de professores e mudança na concepção técnica de arco. O objetivo geral desta investigação é obter a otimização da performance musical através da redução das ocorrências destas interferências na condução do arco no violino. Na primeira parte são apresentados aspectos gerais sobre memória e esquecimento e os conceitos sobre a teoria da interferência e interferência proativa. Em seguida, são apresentados levantamentos bibliográficos que abordam a questão de problemas na aquisição de novas habilidades na busca por contributos para a redução da I.P. na performance. A segunda parte descreve a experiência empírica com base nos relatos de estudantes de violino aqui investigados unido a relatos de dois professores, um de conservatório e outro universitário, em complemento a abordagem das I.P. com os alunos. Percebemos que as ocorrências das I.P., no contexto de todos os participantes, foram provenientes da mudança na concepção técnica de arco. Uma das principais consequências destas interferências aqui percebidas, foi um baixo rendimento na pratica do instrumento por parte dos participantes no período da reformulação da técnica de arco. Em contrapartida, após o período de adaptação e ao serem evidenciados melhorias consideráveis na prática, as ocorrências das interferências eram menos frequentes. This work results from an effort to identify and report occurrences and consequences of proactive interference (P.I.) in the performance preparation of two graduate students and one undergraduate who have gone through a change of teachers and of conceptions in bow technique. The general objective of this research is to achieve optimal musical performance by reducing the occurrence of these interferences in the bow use on the violin. The first part presents general aspects of memory and forgetfulness and the concepts of the interference theory and proactive interference. Then I provide literature surveys that address the issues of new skill learning in order to search for contributions to the reduction of P.I. in performance. The second part describes the empirical experience based on reports of violin students investigated alongside, united the complementary reports of two teachers, a conservatory teacher and a university professor. We realize that the events of P.I., in the context of all the participants were from the change of conceptions in bow technique. One of the main consequences of these interferences here perceived, was a low performance in the practice of the instrument by the participants in the period of reformulation the bow technique. However, after an adaptation period and after evidences of significant improvements in practice were found, the occurrence of interference were less frequent. |
Description: | Mestrado em música |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/17390 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Edmarcos Costa - tese.pdf | 1.17 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.