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 O contributo do e-business para a gestão das organizações dos destinos turísticos
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1731

title: O contributo do e-business para a gestão das organizações dos destinos turísticos
authors: Pinho, Tânia Cristina Vidal
advisors: Costa Carlos Manuel Martins da
keywords: Gestão do turismo
Gestão estratégica
Internet
Comércio electrónico
Competitividade das empresas
issue date: 2009
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: A crescente adopção das novas tecnologias por parte dos diferentes intervenientes da indústria turística tem alterado a forma como eles se relacionam, utilizando cada vez mais a Internet como um meio privilegiado de divulgação e comercialização dos seus produtos. Perante esta nova realidade, a utilização de novas formas de e-bussiness assume-se como uma grande oportunidade, na medida em que contribui para o aumento do conhecimento disponível do sector e para o aumento da sua competitividade. A presente investigação procurará compreender de que forma é que as organizações responsáveis pela gestão dos destinos estão a adoptar estas novas formas de e-business e como deverão estruturar os seus websites de modo a aumentarem a sua competitividade e funcionarem como uma importante ferramenta não só de marketing mas sobretudo de gestão. Tendo em conta os critérios que resultaram da revisão da literatura e dos estudos de caso analisados, procedeu-se à avaliação de um website de uma organização responsável por um destino turístico português – o Douro, sugerindo um conjunto de recomendações que poderão contribuir para o aumento da sua competitividade. ABSTRACT: The upload of new technologies by different tourism industry actors, has changed the way they interact with themselves, using the Internet as a mean of dissemination and marketing their products. Given this new reality, the use of new e-business forms presents an opportunity to increase the available knowledge and encourage the sector competitiveness. This research aims to understand how the organisations responsible for managing destinations are adopting these new forms of e-business, and how they should structure their websites in order to increase their competitiveness acting not only as marketing, but especially as a management tool. Considering the criteria resulted from the review of the literature and the analyzed case studies, an evaluation of a Portuguese website tourism destination - the Douro, was made, suggesting a set of recommendations that may contribute to increase its competitiveness.
description: Mestrado em Gestão e Desenvolvimento em Turismo
URI: http://hdl.handle.net/10773/1731
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UA - Dissertações de mestrado

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