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http://hdl.handle.net/10773/17299
Title: | Determinantes da gestão de verbas da educação em municípios do Brasil |
Author: | Silva, Agnaldo Batista da |
Advisor: | Ferreira, Augusta da Conceição Santos |
Keywords: | Contabilidade Gestão financeira Administração escolar - Brasil Despesas públicas |
Defense Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O objetivo desta investigação empírica é identificar quais são os
determinantes da qualidade da educação pública nos municípios
brasileiros que devem ser considerados pelo gestor educacional.
A investigação aborda o princípio da eficiência de gestão no setor
público, tendo por base a Nova Gestão Pública (NGP), a accountability,
o estabelecimento de metas, a descentralização de gestão e a medição
do desempenho.
Para atingir os objetivos, esta investigação examina uma amostra
aleatória estratificada de 1.336 municípios distribuídos entre 5
diferentes regiões geográficas brasileiras, baseando-se nos
pressupostos das teorias da agência e da contingência.
Com base em modelos paramétricos de Regressão Linear Múltipla
(RLM) e dados em painel e, com recurso à técnica não paramétrica
Data Envelopment Analysis (DEA), os resultados confirmam os
pressupostos teóricos, atendem aos objetivos e demonstram quais são
os municípios considerados eficientes no desempenho educacional.
Os resultados empíricos indicam que a situação económica familiar é
a variável que tem mais impacto no indicador de qualidade da
educação, seguida pelas despesas com professores. Os resultados
dão conta da necessidade de mudanças na política de repartição de
recursos para a educação nos municípios brasileiros, a fim de
contemplar mais recursos para regiões com menores condições
socioeconómicas, uma vez que são mais dependentes de dinheiro
público para melhorar a sua qualidade educacional.
Para além do exposto, a técnica DEA demonstra que apenas 1% dos
municípios são geridos com eficiência máxima. Por outro lado, 74,4%
dos municípios brasileiros precisam melhorar consideravelmente as
suas práticas de gestão educacional. The purpose of this empirical research is to identify the determinants of the quality of public education in Brazilian local governments to consider the educational manager. The research addresses the principle of management efficiency in the public sector, based on the New Public Management (NPM), accountability, goal setting, decentralization of management and performance measurement. To achieve the goals, this investigation examines a stratified random sample of 1,336 local governments distributed among 5 differents brazilian geographical regions, and is based on assumptions of agency and contingency theories. Based on parametric models of Multiple Linear Regression (MLR) and panel data and, using the technique nonparametric Data envelopment analysis (DEA) the results confirm the theoretical assumptions, the results confirm the theoretical assumptions, meets the objectives and demonstrate what are the local governments considered efficient in educational performance. The empirical results indicate that family economic situation is the variable that most impacts the quality indicator of education, followed by spending on teachers. Results realize the need for changes in resource allocation policy for education in Brazilian local governments, in order to include more resources to regions with lower socioeconomic conditions, since they are more dependent on public money to improve their educational quality. In addition to the above, the DEA shows that only 1% of local governments are managed with maximum efficiency. On the other hand, 74.4% of Brazilian local governments need to significantly improve their practices of educational management. |
Description: | Doutoramento em Contabilidade |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/17299 |
Appears in Collections: | DEGEIT - Teses de doutoramento UA - Teses de doutoramento |
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