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 "E-business" e as indústrias de bens de consumo
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1728

title: "E-business" e as indústrias de bens de consumo
authors: Nascimento, João Manuel da Silva
advisors: Santana, Silvina Maria Vagos
keywords: Gestão da informação
Comércio electrónico
Comportamento dos consumidores
Consumo (economia)
issue date: 2009
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Apesar do enorme potencial do negócio electrónico, podemos constatar que, em Portugal, existe uma relativa apatia no desenvolvimento de modelos de negócio em que a Internet apareça como uma aposta estratégica fundamental, quer quando encarada como canal de vendas, quer quando encarada unicamente como um motor da comunicação e da relação com os clientes actuais e potenciais das empresas. Não obstante os exemplos de sucesso dos negócios on-line em alguns sectores de serviços, como são o caso da banca electrónica, ou da venda de bilhetes e viagens, a generalidade das indústrias de bens de consumo portuguesas não encarou, até agora, a Internet de forma estratégica, reduzindo, a maior parte das vezes, a sua presença na “Net”, a uma mera página de apresentação da empresa, com a mesma valia das páginas amarelas ou, quando muito, a um catálogo on-line, não raras vezes incompleto ou desactualizado. Neste trabalho, procura-se analisar em que medida as indústrias de bens de consumo, podem conceber a sua presença na Internet, de forma integrada com a sua estratégia, utilizando este veículo para criar ou desenvolver modelos de negócios e produtos, que proporcionem valor aos consumidores. A metodologia adoptada comportou os seguintes passos: revisão de literatura e construção do quadro teórico de referência, com a identificação de conceitos e definições relevantes para a compreensão da temática em estudo; trabalho empírico de carácter exploratório, para o qual foi construído um inquérito, com o qual se pretendeu analisar um conjunto de variáveis fundamentais à compreensão do assunto em estudo; análise e discussão dos dados recolhidos; e, finalmente, uma formulação de conclusões. A revisão da literatura, ocupa os três primeiros capítulos. No primeiro, são analisados os conceitos de comércio electrónico e negócio electrónico, a caracterização dos consumidores no que respeita à utilização que fazem da Internet e a forma como a internet pode ser utilizada para potenciar o valor da oferta das empresas. O segundo capítulo centra-se na forma como a Internet pode se enquadrada no desenvolvimento das estratégias de marketing. Por fim, o terceiro capítulo incide sobre a problemática da confiança e da segurança “online” e sobre a importância da articulação das variáveis do marketing-mix, para estabelecer a confiança no negócio electrónico. Os dois capítulos seguintes tratam do trabalho empírico, sendo que o quarto capítulo descreve a delimitação do estudo, os objectivos estabelecidos, a metodologia adoptada e a forma como foi estruturado o inquérito e, no quinto capítulo, fazse a análise de dados e a respectiva discussão. O trabalho termina com o sexto capítulo, onde são apresentadas as conclusões e onde se enumeram alguns temas susceptíveis de investigação futura, que este estudo permitiu identificar. ABSTRACT: In spite of the enormous potential of e-business, we can verify in Portugal some apathy in the development of business forms, in which the Internet shows up as the core strategy, either if it is being used as a sales channel, or even if it is used uniquely as the means of communicating and connecting with the company’s current and potential customers. Notwithstanding the examples of success of online business in some segments of services, such as e-banking and travel or ticket selling, the majority of the Portuguese consumption goods’ industries has not yet looked at the Internet in a strategic way. Continually, their presence on the Net is not more than a simple page with the company’s presentation, having as much significance as the Yellow Pages, or a mere online catalogue, which is often incomplete or not updated. This document will analyse in which way the consumption goods’ industries can conceive their presence on the Internet, integrating it with their strategy, and using this vehicle to create or develop models of business and products, which will bring value to their customers. The method adopted held the following actions: literature revision and conception of a theoretical reference outline, with concept identification and relevant definitions for the understanding of the thematic in study; empirical work with an exploratory nature for which it was constructed a survey which sought to analyze a set of core variables to the understanding of the subject under study, analysis and discussion of data collected and, finally, drawing of conclusions. The literature revision occupies the first three chapters. The first chapter analyses the concepts of electronic commerce and electronic business, the characterization of consumers regarding their use of the Internet and how the Internet can be used to enhance the value of companies’ offers. The second chapter focuses on the ways the Internet can be framed in the development of marketing strategies. Finally, the third chapter deals with the issue of trust and security online and the importance of coordination of the variables of marketing-mix to build trust in e-business. The next two chapters deal with the empirical work where the fourth chapter describes the scope, objectives, methodology adopted and the structure of the survey used to collect data, and the fifth chapter contains the analysis of data and its discussion. The work ends with the sixth chapter, where the conclusions are presented and where some themes for future research that this study helped to identify are listed.
description: Mestrado em Gestão da Informação
URI: http://hdl.handle.net/10773/1728
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