Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/17254
Title: Ambientes tecnológicos para o desenvolvimento da criatividade em Matemática em contextos exploratórios
Author: Coelho, Artur
Cabrita, Isabel
Keywords: criatividade
Matemática
ensino exploratório
italc
tecnologias
Issue Date: 2015
Publisher: APM
Abstract: A criatividade, como capacidade transversal a todas as áreas do conhecimento, tem sido sistematicamente cerceada pelos sistemas educativos do mundo industrializado (Amabile & Pillemer, 2012). Por outro lado, diversas investigações sustentam que a Matemática continua a ser ensinada à revelia de um modelo exploratório (Stein, Engle, Smith, & Hughes, 2008), não se dando oportunidade aos alunos de realizar e discutir tarefas matemáticas desafiantes que promovam, designadamente, o raciocínio matemático, a comunicação e a criatividade. Relativamente às Tecnologias da Comunicação, não obstante as vantagens que se lhes reconhecem, não se observou, ainda, uma transformação assinalável ao nível da sala de aula designadamente porque pode perturbar o processo educativo e/ou dificultar a sua gestão (Galluch & Thatcher, 2011). Neste contexto, um Classroom Management System [CMS], ao permitir gerir as atividades desenvolvidas, colaborativamente, por recurso a dispositivos tecnológicos contribui positivamente para a melhoria do ensino e da aprendizagem da matemática. Em particular, pode ser um instrumento de desenvolvimento da criatividade (Zagalo & Branco, 2015) e promover atitudes mais favoráveis em relação à Matemática.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/17254
ISSN: 1983-3156
Publisher Version: http://www.apm.pt/portal/em.php?rid=216719&id=19480
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
(2015)_Amb_tec_desen_cria_Mat....pdfartigo1.39 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.